22 de fevereiro de 2024
Brasil • atualizado em 22/09/2022 às 17:33

Melhor escola pública do Brasil fica no interior do Ceará, aponta Ideb 2021

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2021) divulgados pelo INEP, a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê, no interior do Ceará obteve a maior nota nacional, 9.9, se tornando assim a melhor escola pública do país nas séries iniciais (1º ao 5º).

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação do município, o crescimento nos índices do IDEB em Massapê se dá a partir dos investimentos que a gestão municipal vem realizando na educação no âmbito das modalidades de ensino infantil e fundamental, que  possui cerca de 7 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. 

Para a atual gestora do município, Aline Albuquerque, o bom resultado na avaliação é fruto de parceria entre gestão e comunidade escolar. “ Mesmo com as adversidades da pandemia, soubemos firmar uma parceria forte, envolvendo gestão e comunidade escolar, o que fez com que tivéssemos uma escola sendo referência em qualidade da educação do país, sendo considerada a melhor escola pública em ensino”, ressaltou.

Avaliação 

As avaliações do Saeb foram aplicadas entre novembro e dezembro do ano passado, ainda no período da pandemia da Covid-19. Na época, muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais ou haviam acabado de promover este retorno.

Leia Também

No Saeb, conforme o Inep, a taxa de participação foi de 76,6% entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que foi de 85,0% em 2019. Entre os alunos do 9º ano, foram 73,2%, sendo que em 2019, a participação foi de 81,3% No 3º ano do Ensino Médio, a participação foi 61,4%. Em 2019, a taxa foi 75,6%.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Educação