Marta e sua mentalidade vencedora

A rainha Marta não ficou satisfeita em chegar ao topo do mundo em uma ocasião, mas seguiu completamente sua mentalidade vencedora e obteve seu sexto título de melhor jogadora de futebol do mundo.

“Eu já estive aqui muitas vezes e sempre me emociono”

As palavras de Marta para receber o título de melhor jogadora do mundo pela sexta vez, superando as proezas de Messi e Cristiano, são destacadas pelo da Veja, pois, em meio a lágrimas de alegria, Marta ficou emocionada quando agradeceu pelo máximo reconhecimento concedido pela FIFA. Depois de receber o mesmo reconhecimento pela primeira vez em 2006, a mentalidade vencedora de Marta levou-a a manter o foco em continuar a melhorar suas habilidades no campo de jogo, para repetir o feito em 2007, 2008, 2009 e 2010.

No entanto, oito anos sem receber de novo o reconhecimento máximo da FIFA, Marta foi em frente e viu seu nome mencionado entre a elite dos melhores expoentes do futebol em um total de 14 vezes. Finalmente, em setembro passado, Marta obteve seu sexto título como melhor jogadora de futebol do mundo, mostrando o que uma mentalidade vencedora pode alcançar.

ANÚNCIO


O chamado Efeito Vencedor é analisado pela Betway Casino e é representado pela forma como o cérebro se adapta à obtenção de uma vitória. O acima ocorre, relacionando as experiências positivas que vêm com um triunfo, e a maneira pela qual o cérebro se prepara para melhorar o desempenho do corpo durante uma jornada de competição, a fim de obter mais e melhores experiências positivas.

Nesse contexto, Marta é um dos exemplos mais claros, pois, conquistou cinco títulos consecutivos como a melhor do mundo, e com a chegada do sexto reconhecimento, que rendeu a ela uma homenagem na sede da CBF, conforme mostra o site Globoesporte, a alagoana de 32 anos ainda tem um futuro brilhante em busca de muitos mais reconhecimentos para sua carreira no futebol, graças à sua mentalidade vencedora.

A ciência por trás de uma mentalidade vencedora

A mentalidade vencedora de Marta é um exemplo de todo o potencial que tem uma atitude positiva e empreendedora, que permite que, reprogramando o cérebro, façanhas extraordinárias possam ser alcançadas. É nesse ponto que o desenvolvimento de crenças fortalecedoras para alcançar o sucesso entra em ação para transformar o extraordinário em algo cotidiano. Como mostra o site da Forbes, existem diferentes maneiras de pensar como um vencedor, destacando, neste ponto, a visão lógica da neurociência.

É nesse ponto que a neuroplasticidade (a capacidade do cérebro de mudar a si mesmo e formar novas conexões) explica a ciência por trás de transformar a autocrítica em autoconfiança, da mesma forma que é possível encontrar oportunidades sempre que surgirem desafios na vida cotidiana, desenvolvendo uma mentalidade vencedora.

Quando reconhecer os próprios sucessos e fazer uso de afirmações positivas para aproveitar as oportunidades cotidianas, o cérebro permite a liberação do hormônio de conexão ocitocina, que facilita a criação de novas conexões entre os neurônios dentro do cérebro, o que faz as pessoas se sentirem mais confiantes consigo mesmas. Além disso, ao entrar em um momento competitivo, se estimula a liberação de testosterona, que alimenta a atitude vencedora em humanos para lutarem para alcançar seus objetivos, que por sua vez é recompensado pela Dopamina, o hormônio que é liberado pelo cérebro quando obter uma satisfação do estilo de uma vitória. Todos os itens acima mencionados são parte de um ciclo positivo em um cérebro vencedor.

Cérebro humano (foto Pixabay.com )

A mentalidade vencedora é uma questão de todos os dias

Ao identificar os aspectos que podem ser melhorados nos âmbitos das relações pessoais, profissionais, bem como na qualidade de vida, o cérebro torna-se mais consciente das ações que têm sido positivas com anterioridade na busca de várias conquistas pessoais, a fim de utilizá-las mais uma vez. Um exemplo do exposto no cotidiano, é o empreendedorismo, que atualmente vive um dos seus melhores momentos no país. Para ajudar a manter e melhorar o ímpeto que uma mentalidade vencedora pode ter no mundo dos negócios, foram criados eventos como o RiseUp!, que enfocam a tecnologia, a inovação e a importância da criatividade para tornar num sucesso as idéias aplicadas nos negócios da atualidade. Além disso, as melhores universidades do país, como a UEG, também estão abrindo cursos de empreendedorismo, onde se oferecem algumas das ferramentas necessárias para aproveitar o uso de uma mente vencedora e transformar uma ideia brilhante em uma empresa consolidada. O mundo dos negócios é apenas uma das muitas aplicações úteis que têm o desenvolvimento de uma mentalidade vencedora, porque além da dopamina que o cérebro oferece como recompensa ao corpo após obter uma conquista pessoal, o benefício também se reflete nos aspectos profissionais, econômicos e de qualidade de vida.

A rainha Marta é apenas um dos muitos exemplos que existem em todo o mundo e que enfatizam a importância de manter uma mentalidade vencedora, mostrando assim os resultados que vêm como uma recompensa para ela dentro dos esportes. Da mesma forma, desenvolver uma mentalidade vencedora também tem efeitos positivos fora do esporte, já que, como mencionado acima, sua aplicação no mundo dos negócios também é recompensada de várias maneiras. Afirmações positivas, trabalho, aprendizado e desenvolvimento constantes, são a base da receita para criar uma mentalidade vencedora que gere resultados positivos em qualquer aspecto da vida, aproveitando as oportunidades que surgem dia após dia.

 

Comentários

comentarios

ANÚNCIO