O deputado estadual Thiago Albernaz (SD) quer estabelecer diretrizes e normas gerais, além de normatizar critérios técnicos para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e a igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas mulheres. Por isso pretende estabelecer o que chama de Política Estadual de Empoderamento da Mulher.
O parlamentar afirma que, apesar de avanços obtidos a partir da Carta Constitucional de 1988, a participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro ainda é desigual, e enfrenta desafios como desigualdade salarial e menor participação em cargos de liderança.
Albernaz diz ainda que tomar ações de empoderamento feminino significa estimular mais igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho, proporcionar acesso igualitário à educação para ambos os gêneros, transmitir valores de dignidade e integridade feminina, entre outras medidas.
Por fim, o deputado afirma que se antes as mulheres não tinham espaço para demonstrar seu total valor, hoje elas já provaram que podem atuar em áreas que eram dominadas pelos homens. ‘‘Mesmo com o assunto em alta, não é difícil encontrar ainda ambientes tradicionais e conservadores, onde existem barreiras com relação à liberdade de escolha das mulheres’’, destaca.