O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira (3/11), em Rio Verde, a rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental. O chefe do Executivo de Goiás destacou a importância da tecnologia no combate às pragas.
“Vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente”, disse o governador em solenidade de ativação do sinal da chamada Internet das Coisas (Internet ofThings – IoT).
Com esta iniciativa, o estado de Goiás se torna pioneiro nesta tecnologia, Rio Verde sendo a primeira cidade. Caiado falou da importância para o agronegócio do país.
“ Isso é o que há de mais importante em termos de tecnologia. Todo Brasil vai voltar os olhos para Rio Verde nos próximos meses”, lembrou o governador.
O Coordenador de Políticas e Investimentos do Ministério das Comunicações, Marcelo Romão, apontou os as vantagens.
Leia Também
“Todas as diretrizes vão mudar o cenário com essa nova tecnologia.”
As duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas em dois pontos de Rio Verde: um na Fazenda Nycolle, o outra no Parque Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, destacou a tecnologia e economia que o projeto trás.
“Que o ganho real seja para o produtor rural, esse que alimenta o mundo e que todos dependem dele”, disse.
O secretário-chefe Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, explicou a importância que é uma tecnologia como esta instalada em Rio Verde.
“Quando falamos de tecnologia não existem ações isoladas que façam realmente efeito. Tecnologia precisa funcionar em rede combinada. E que temos aqui? O Ceagre inaugurado hoje, focado em tecnologia voltada para o agronegócio, temos o Ceia, voltado para a inteligência artificial, temos a parceria com a Claro fornecendo tecnologia 5G, temos o IF Goiano participando com as pesquisas e a Fapeg [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás]”, completou.
A empresa Huawei também participa do projeto. O CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng, revelou que o “Brasil é líder da agricultura no mundo, e novas tecnologias podem trazer mais eficiência e benefícios”. Afirmou também que “[Goiás] está sempre fazendo o possível para atrair novas tecnologias”, pontuou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, agradeceu ao governador pelo empenho.
“A tecnologia vem trazer novas oportunidades para os produtores rurais”, disse.