22 de fevereiro de 2024
Pesquisa • atualizado em 10/08/2023 às 18:35

Maioria dos deputados considera agronegócio o setor mais influente nas decisões do Congresso

As entrevistas foram feitas entre os dias 13 de junho e 6 de agosto com 185 parlamentares
Pesquisa revela que 77% dos entrevistados escolheu o agronegócio como mais influente nas decisões políticas. (Foto: reprodução)
Pesquisa revela que 77% dos entrevistados escolheu o agronegócio como mais influente nas decisões políticas. (Foto: reprodução)

A Genial/Quaest publicou uma rodada de pesquisas nesta quinta-feira (10), em que ouviu 185 congressistas. Em um dos recortes do estudo, a grande maioria dos deputados federais afirmou que o agronegócio é o setor que mais influencia as decisões do Congresso Nacional.

A pesquisa revela que, para 77% dos entrevistados, o agronegócio é muito influente nas decisões do Congresso. Na sequência do ranking, aparecem os setores financeiro (58%), indústria (52%) e comércio (39%), terceiro setor e trabalhadores (20%) e organizações internacionais (15%), respectivamente.

A amostra de deputados corresponde a 36% do total de parlamentares em exercício e foi definida com base em extratos de região e posicionamento ideológico dos partidos.

As entrevistas foram feitas entre os dias 13 de junho e 6 de agosto de forma presencial e on-line, por meio de aplicação de questionários estruturados. A divisão por região e por grupo ideológico teve por base o projeto “Brazilian Legislative Survey”. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Leia Também

Leia mais sobre: Agropecuária