28 de fevereiro de 2024
Brasil • atualizado em 10/10/2022 às 18:29

Lula lidera com 51% e Bolsonaro com 42% no segundo turno, diz Ipec

(Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula/Flickr/ Alan Santos/PR).
(Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula/Flickr/ Alan Santos/PR).

A segunda rodada da pesquisa Ipec para Presidente da República no segundo turno das eleições, divulgada na tarde desta segunda-feira (10), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com 51%, enquanto Jair Bolsonaro (PL), aparece com 42%.

Entre os votos válidos, com exclusão de votos branco, nulos e indecisos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na modalidade espontânea, ou seja, quando os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores, o petista aparece com 49% das intenções de voto e o atual presidente, se mantém com 42%.

No primeiro turno, que aconteceu no último dia 2 de outubro, o ex-presidente Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Leia Também

Rejeição

Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos eleitores brasileiros responderam que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 42% não votariam de jeito nenhum em Lula. No levantamento anterior, divulgado no último dia 5, Bolsonaro era rejeitado por 50% dos eleitores, 40% o petista.

A pesquisa Ipec também apontou também os índices de avaliação do atual governo. 41% dos entrevistados avaliaram negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 19%.


Leia mais sobre: / / / / / Brasil