29 de fevereiro de 2024
Brasil • atualizado em 01/03/2022 às 16:22

Lula critica Bolsonaro por visitar Rússia e ONU por ser ‘decorativa’

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve disputar a Presidência da República em outubro deste ano, disse que parece piada que o presidente Jair Bolsonaro foi à Rússia dizendo que ia resolver a paz. Em tom de ironia, o presidenciável do PT ainda sugeriu que agora seria importante mandar Bolsonaro para a Ucrânia para ver se ele consegue resolver o problema lá.

Em vídeo publicado em sua conta no Twitter, o ex-presidente afirmou que Bolsonaro adora contar mentira e fazer fake news. “Ele foi lá (Rússia) e tentou passar para a sociedade que ele foi lá para uma missão. Ou seja, até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá. Mas, de qualquer forma, essa questão da guerra é uma coisa delicada, é uma coisa complicada, que a gente não pode aceitar isso”.

Lula criticou ainda a Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que a entidade precisa levar em conta que ela não tem mais a representatividade que tinha quando foi criada, em 1945. “É importante ela (ONU) lembrar que a geográfica política do mundo mudou, é preciso colocar mais países para participar das Nações Unidas, do Conselho de Segurança. Não pode ser apenas cinco países que participaram da Segunda Guerra Mundial”.

Segundo ele, é preciso que tenha representação da África, da América Latina, que participe a Índia, que participe o Japão, que participe a Alemanha. “É importante que se coloque mais países e aumente a capacidade de governança da ONU, que não seja uma instituição apenas decorativa, que seja uma instituição que tome decisões efetivamente”.

Leia Também

“O Putin precisa saber que o povo não precisa de guerra, mas de paz, de emprego, de renda, de educação. É disso que povo e a humanidade estão precisando neste instante”, finalizou Lula. (Estadão Conteúdo).

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Brasil