30 de novembro de 2023
Cidades • atualizado em 26/12/2022 às 08:53

Jiboia é resgatada no Parque Flamboyant

Foto: Amma
Foto: Amma

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou, na noite do último sábado (25), o resgate de uma jiboia, de nome científico Boa Constrictor, no Parque Flamboyant. A cobra havia aparecido na pista de caminhada na sexta-feira (23), e estava sendo monitorada pela Amma. 

A cobra, que estava na caixa de roda de um veículo, foi destinada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que indicará o local adequado para a sua soltura.

Presidente do órgão, Luan Alves esclarece que, apesar de inusitada, a aparição do animal é natural. “Os parques da capital possuem muita fauna e flora, por se tratarem de unidades de conservação, e, provavelmente, a jiboia saiu da mata por conta das chuvas e sensação térmica, se movimentando para a calçada”, explica. 

A gerente de Proteção e Manejo da Flora e Fauna, Isabela Saddi, afirma que esse tipo de animal convive tanto em florestas tropicais quanto em regiões semiáridas. “Acreditamos que ela estava acuada com as chuvas, foi quando buscou se aquecer próximo ao motor de um veículo”, diz. 

Leia Também

A Amma orienta que não se deve buscar contato com animais silvestres, e qualquer ação contra a integridade desses bichos caracteriza crime ambiental. Para resgates de animais, a Gerência de Proteção e Manejo da Flora e Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. 

Além da Amma, o resgate de animais também é realizado pelo Corpo de Bombeiros, como em casos em que os bichos estejam em local alto, e é exigida instrumentação específica para resgate. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.


Leia mais sobre: Cidades / Destaques