Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e José Eliton : Candidatos a governador de Goiás (Foto Divulgação)
ANÚNCIO

A pesquisa quantitativa para governador e senador de Goiás para a eleição 2018 da TV Record foi contratada junto à empresa Real Time Big Data Gestão de Dados Ltda, sediada de São Paulo. O senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com 37% das intenções de voto e, em segundo, aparece o governador José Eliton Jr com 15%.

Segundo a pesquisa, Daniel Vilela (MDB) é o terceiro com 5% e a candidata Kátia Maria (PT) conseguiu 3%. Já o professor Weslei Garcia (PSOL) foi citado por apenas 1%.

Na estimulada, o percentual dos que votariam branco, nulo ou que não votarão é de 21% e os que ainda estão indecisos são 19%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 26 e 27 de junho e foram ouvidas as opiniões de 1.206 entrevistados.

ANÚNCIO


Considerando que esta pesquisa teve outra rodada em dezembro de 2017, Caiado caiu de 49,3% para 37% enquanto José Eliton cresceu de 12,6% para 15%. Já Daniel caiu de 15,8% para 5%.

Por região, o presidente do DEM é mais votado na macro-região Norte/Nordeste (59%) e menos votado na região Leste/Entorno do DF (32%).

O governador de Goiás tem maior percentual em Goiânia (17%) e menor percentual nas regiões do Entorno (8%) e Norte/Nordeste (8%).

O presidente do MDB tem o melhor percentual na região sul (13%) e menor no Centro Goiano (2%) e Norte/Nordeste (2%).

Diferença por sexo

Os dois líderes da pesquisa tem um perfil diferente de eleitores quando a variável de análise é o sexo do entrevistado. Veja:

Senado

Segundo a pesquisa divulgada, a corrida eleitoral para o senado revela um cenário de disputa acirrada entre os candidatos Marconi Perillo, Lúcia Vânia e Jorge Kajuru. Pela margem de erro, há um empate técnico entre eles. Veja os números:

  • Marconi Perillo: 23%
  • Lúcia Vânia: 22%
  • Jorge Kajuru: 19%
  • Demóstenes Torres: 11%
  • Vanderlan Cardoso: 7%
  • Vilmar Rocha: 5%
  • Wilder Morais: 5%
  • Pedro Chaves: 4%
  • Luis César Bueno: 2%
  • Agenor Mariano: 1%
  • Fabrício Rosa: 1%
  • Luana Baldy: 0%

PESQUISAS ELEITORAIS: 

– 10 pontos sobre a pesquisa Grupom / Diário da Manhã

– Serpes / O Popular: 77,3% não têm candidato a governador de Goiás

A empresa contratada executa os primeiros serviços de pesquisa eleitoral para veículos de comunicação de Goiás, portanto, tem pouca experiência no mercado goiano, diferente das empresas Grupom Consultoria e Pesquisas, Serpes Pesquisa de Mercado e Fortiori Pesquisas que são as mais tradicionais. Esta é a primeira rodada da pesquisa encomendada pela TV com a busca da intenção de voto para governador de Goiás e senador.

A pesquisa perguntou se o eleitor votaria num candidato a GOVERNADOR que fosse apoiado pelo ex-governador Marconi Perillo para entender a influência dele na eleição. Mas, não incluiu a mesma questão para o nome de Iris Rezende, que é prefeito de Goiânia. No entanto, os números não foram divulgados na data de hoje.

Metodologia de pesquisa e registro:
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO-05163/2018.

Pesquisa Presencial – Ponto de Fluxo, distribuídos de maneira a atender as exigências dos cortes estatísticos necessários. Objetivo: Aferir intenção de votos para os cargos de governador e senador, possíveis rejeições e importância de apoios eleitorais e avaliação da atual gestão.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: 3p.p.
Universo: 4.415.534 eleitores (TSE). Amostra: 1206 entrevistas. Nível de Confiança: 95%. Margem de Erro: 3,0% para mais ou para menos. Divisão Censitária. Ponderação quanto ao sexo: 47% do sexo Masculino e 53% do sexo Feminino. Ponderação quanto à faixa etária: 16% de 16 a 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 30% de 35 a 49 anos e 32% de 50 anos ou mais. Ponderação quanto ao nível de instrução: 11% de Lê e escreve, 31% de Fundamental, 39% de Médio e 19% de Curso superior. Ponderação quanto ao nível socioeconômico: Classe A (4,2%), B1 (5,3%), B2 (18,7%), C1(23,0%), C2 (27,5%) e D/E (21,3%). Divisão em 5 Regiões do Estado: GOIÂNIA 22% / CENTRO 24% / LESTE – ENTORNO DF (19%) / SUL (22%) / NORTE – NOROESTE (13%)

Comentários

comentarios

ANÚNCIO