19 de abril de 2024
Goiás • atualizado em 24/02/2024 às 20:40

Governo de Goiás entrega mais de 2,6 mil cartões do Aluguel Social

Com inclusão dos novos beneficiários, programas chegam às marcas de 12 mil cartões e 3,5 mil escrituras entregues apenas na capital
Caiado durante evento no Goiânia Arena: melhoria de vida para as pessoas mais humildes
Caiado durante evento no Goiânia Arena: melhoria de vida para as pessoas mais humildes

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta sexta-feira (23/02), 2.689 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social a famílias de Goiânia. Com o benefício, os contemplados passam a receber R$ 350 por mês para auxiliar nos gastos com moradia. “Nada me dá mais alegria na vida do que ampliar as ações sociais do governo para chegar às pessoas mais humildes e melhorar a vida delas”, declarou Caiado. O evento no ginásio Goiânia Arena também marcou a entrega de 198 escrituras de casas.

A dona de casa Daisy Borba Silva recebeu o cartão do Aluguel Social das mãos do governador. “No momento estou desempregada, só meu marido trabalha. Então vai ajudar bastante”, agradeceu ela, que subiu ao palco com a filha de 7 meses no colo. “O dinheiro já está no caixa. Não tem negócio de cartão sem fundo”, assegurou Caiado.

O Aluguel Social já é realidade em 84 municípios goianos e tem capacidade para beneficiar 40 mil famílias ao mesmo tempo. O recurso mensal é concedido aos contemplados por 18 meses, renováveis por mais 18 em casos específicos como, por exemplo, famílias que tenham pessoas com necessidades especiais ou autismo. A ação é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Com esta nova rodada de entregas, o programa atinge a marca de mais de 12 mil cartões distribuídos em Goiânia.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que o lema do Governo de Goiás é “não deixar ninguém para trás”. “O dinheiro arrecadado pelo Estado tem de ser devolvido para a população, com os programas sociais. É para as pessoas que precisam. O governador criou, juntamente com a primeira-dama Gracinha Caiado, a maior rede de proteção social do país”, salientou.

Leia Também

Escrituras Aluguel Social

No evento desta sexta-feira também foram entregues 198 escrituras a moradores da capital. “É de uma importância muito grande ter a regularização fundiária, o documento dizendo que a casa é sua”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao agradecer a parceria do Estado. Os contemplados são do Jardim Curitiba, Conjunto Primavera, Madre Germana II, Bairro da Vitória, Bairro Floresta, Vila Mutirão, Bairro São Carlos, Real Conquista, São Domingos, Boa Vista, Jardim Dom Fernando II e Jardim das Aroeiras. Alguns esperavam há mais de 30 anos por este momento.

“Estou muito feliz com esse documento em mãos. A minha casa, agora ninguém toma mais”, disse, emocionada, a beneficiada Zelma Pereira Lima. A Agehab é responsável pela legalização das moradias construídas em áreas de domínio do Estado voltadas para habitação de interesse social. Desde o início da gestão Caiado, já foram entregues 3,5 mil escrituras na capital goiana.

Fotos: Wesley Costa e Rômulo Carvalho

Caiado durante evento no Goiânia Arena: melhoria de vida para as pessoas mais humildes
Caiado durante evento no Goiânia Arena: melhoria de vida para as pessoas mais humildes

O que é o Aluguel Social?

É um programa do Governo de Goiás para ajudar famílias com dificuldades para arcar com aluguel. Trata-se de uma ajuda de R$ 350 concedida por 18 meses.

Onde me inscrevo?

Apenas no site da Agehab AQUI. Não tem como fazer inscrição presencial.

Não consigo me inscrever. Me ajuda?

Se tiver dificuldades com internet, peça ajuda a algum familiar ou amigo. Em algumas cidades, as assistentes sociais dos CRAS também têm ajudado bastante. Melhor se fizer pelo computador. Onde pergunta vínculo com o município, você tem que marcar 2018 ou anterior (mais de 3 anos). Se não aceitar o CEP da sua rua, utilize o CEP geral da cidade.

Está disponível para minha cidade?

Veja AQUI. Se não estiver disponível, é porque as inscrições foram temporariamente suspensas até todos os cadastros serem analisados. Ou porque ainda não foram abertas em sua cidade.

Quem pode participar?

– Quem estiver com o CadÚnico atualizado (para se inscrever, use o número do NIS)
– Quem mora há pelo menos 3 anos na cidade para a qual se inscrever (tem que apresentar comprovante de endereço)
– Quem não possui imóvel próprio

Requisitos específicos (tem que comprovar APENAS UM)
– Superendividamento
– Moradia improvisada
– Nome negativado no SPC/Serasa
– Vítima de violência doméstica
– Idoso
– Deficiente
– Família só com pai ou mãe (mãe-solo/monoparental)
– Ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab)
– Cadastro em programas sociais do Estado de Goiás
– Bolsista do Probem ou estudante da UEG

Tem edital?

Sim. Cada edital é próprio para a cidade. Selecione a cidade e leia com muita atenção se você se encaixa nas exigências AQUI.

Eu tenho casa própria. Posso me inscrever?

Não. O benefício deve ser usado EXCLUSIVAMENTE para pagar o aluguel. Não pode se inscrever quem já tem imóvel próprio ou financiado.

Conheço uma pessoa que tem casa própria e se inscreveu!

Sua ajuda é muito importante para conseguirmos investigar. Denuncie à Ouvidoria: (62) 3096-5049 ou pelo e-mail [email protected]

Eu moro de favor/em moradia cedida/ocupação/invasão. Posso me inscrever?

Com certeza, sim! O benefício deverá ser usado para você melhorar sua condição de moradia e se mudar para onde vai pagar aluguel, em um local melhor.

Sou estudante da UEG/bolsista do Probem. Tenho direito?

Sim! Veja se as inscrições estão abertas para a cidade onde você mora e estuda AQUI.

Me inscrevi. Quando vou receber?

Antes precisamos saber se você se encaixa nas exigências. Espere seu nome sair em uma lista de convocação para entregar documentos. Todas as listas saem no SITE.

Meu nome saiu na convocação para entregar documentos. Quais são os documentos?

Veja a lista de documento AQUI.

Onde posso enviar os documentos?

Entrega de documentos no site, em formato PDF AQUI Ou no Vapt Vupt, com agendamento AQUI.

Entreguei todos os documentos. E agora?

Os documentos vão ser analisados e aprovados pela equipe. Você precisa trocar o documento, se estiver errado. Acompanhe a análise AQUI. Se não aparecer pendência, só aguardar a convocação para receber o benefício.

Pediram para trocar um documento, mas enviei tudo certinho!

Se pediram para trocar o documento, não estava de acordo com as exigências. Entregue certinho. Veja na lista AQUI.

Quando vou receber meu cartão?

Somente depois que entregar todos os documentos corretamente e não estiver faltando nada. Tem que aguardar seu nome sair na convocação para buscar seu cartão no evento, que será divulgado no site AQUI.

Peguei meu cartão e o dinheiro ainda não caiu!

Aguarde 10 dias úteis até o seu cadastro ser atualizado, por gentileza.

Posso sacar o dinheiro?

Você não pode sacar o dinheiro. Baixe o aplicativo Pra Ter Onde Morar em seu celular.

Posso transferir para minha conta, sacar e passar para o proprietário?

Não! O mais indicado é que seja transferido para o proprietário. Ou para a mesma pessoa no nome de quem estiver o contrato de locação, porque depois você tem que comprovar tudo. Se o proprietário falar que quer que transfira para outra conta, guarde esse pedido dele por escrito, porque assim você vai se resguardar. Não transfira para sua própria conta!

O proprietário não tem conta/pix. Para quem transfiro?

Envie junto com o contrato uma autorização do proprietário com o nome e número da conta para onde ele quer que você transfira. Pode ser print de mensagem no whatsapp ou um bilhete assinado por ele, bem simples.

Ainda não consegui o token. E agora?

Peça para o banco conferir o telefone e e-mail cadastrados. Telefones: (16) 3103-5654 ou 0800 901 0203 Whatsapp: (16) 99375-7412 E-mail: [email protected]

Fiz a transferência. Demora para cair?

O banco informa que são necessários até 3 dias úteis. Dê preferência ao Pix, que é mais rápido e você corre menos risco de errar algum dado da conta.

Fiz a transferência para a conta errada. Tem como estornar?

Entre em contato com o banco Telefones: (16) 3103-5654 ou 0800 901 0203 Whatsapp: (16) 99375-7412 E-mail: [email protected]

Recebo meu pagamento no dia que vence meu aluguel?

Todos os pagamentos são previstos para todo dia 28. Apenas no primeiro mês é diferente, porque é quando entregamos cartões

Não tenho contrato de aluguel. Tenho que fazer?

Sim. É obrigatório apresentar até 60 dias depois que buscar o cartão. Não é preciso reconhecer em cartório. Fizemos um modelo para te ajudar LINK AQUI

Onde entrego o contrato de aluguel?

Envie pelo site AQUI.

Preciso prestar contas dos pagamentos de aluguel?

Sim. Você deve fazer a prestação de contas do pagamento do aluguel a cada 3 meses. Envie os comprovantes gerados pelo aplicativo NESTE LINK

Existe alguma visita das assistentes sociais?

Sim. Elas vão visitar as casas para avaliar as condições de moradia. Todas as visitas serão agendadas por telefone/e-mail/carta.

Vou mudar de cidade. Posso perder meu benefício?

Se você se mudar, não terá mais direito ao benefício pois cada edital é específico para a cidade. E em todas as cidades a pessoa precisa comprovar que mora há 3 anos, pelo menos.

E me mudar dentro da mesma cidade, eu posso?

Pode sim. Basta enviar o novo contrato de aluguel pelo nosso site AQUI.


Leia mais sobre: / Goiás

Recomendado Para Você