Edital oferece vagas em 20 áreas de conhecimento
O Ministério Público de Goiás (MPGO) divulgou, em seu Diário Oficial (Edição 3.610), o edital do processo seletivo para o Programa de Residência da instituição. O programa foi instituído e regulamentado, no âmbito do MPGO, pelo Ato PGJ nº 60/2023, com o objetivo de substituir o modelo de estágio de pós-graduação.
O processo seletivo oferece 511 vagas, ao todo, em 20 áreas de conhecimento. As inscrições terão início em 3 de abril (confira abaixo mais informações). A realização é do Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com acompanhamento e fiscalização de comissão específica designada pelo MP.
Ao lançar o Programa de Residência, em julho do ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça destacou algumas de suas principais vantagens em relação ao estágio de pós-graduação: tempo maior de permanência, de dois para três anos; remuneração melhor; possibilidade de ingresso de pessoas formadas em até cinco anos, sem necessidade de fazer pós-graduação.
Confira informações relevantes sobre o processo seletivo MPGO
O edital da abertura do processo seletivo pode ser consultado aqui. Confira abaixo as informações mais relevantes sobre a seleção:
Leia Também
- Vagas oferecidas: 511 (entre as de preenchimento imediato e as de cadastro de reserva)
- Áreas de conhecimento: Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Informática, Jornalismo, Letras Português, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Economia, Geoprocessamento, Biologia, Pedagogia, Geografia
- Período de inscrição: de 3/4 até 17 horas de 3/5
- Onde se inscrever: pelo site www.institutoverbena.ufg.br, no portal do candidato
- Taxa de inscrição: R$ 85,00
- Data das provas (objetiva e discursiva): 19/5 (período vespertino)
- Valor da bolsa: R$ 3,2 mil, mais auxílio-transporte (em valor a ser definido em portaria)
- Jornada da residência: 6 horas diárias e 30 horas semanais
- Duração da residência: 36 meses (3 anos)
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em Goiânia e outras nove cidades no caso da residência jurídica. Para os candidatos nas demais áreas, os exames serão realizados apenas em Goiânia.
A distribuição de vagas por área de conhecimento e por cidade (no caso de residentes jurídicos) pode ser consultada nos anexos do edital, que também trazem informações sobre os conteúdos a serem exigidos nas provas.