PUBLICIDADE

Goiás é o estado mais transparente do Brasil, mostra avaliação da Atricon

Caiado defende maior autonomia dos estados na Segurança Pública

Caiado defende maior autonomia dos estados na Segurança Pública

Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil revela que Goiás foi o primeiro e único estado a alcançar 100% de transparência no índice nacional

O estado de Goiás alcançou a pontuação máxima na avaliação anual de transparência pública promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado, anunciado nesta quarta-feira (13/11) durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu (PR), coloca Goiás como o primeiro e único estado a atingir 100% no índice, reforçando seu compromisso com a integridade e a clareza na gestão dos recursos públicos.

PUBLICIDADE

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado comemorou a conquista. “Mais uma boa notícia. Goiás mais uma vez no primeiro lugar. Agora no Radar da Transparência. Isso é para mostrar que nós temos no nosso Portal da Transparência tudo o que Goiás arrecada e gasta. Isso mostra que, quando se governa com transparência, o dinheiro se multiplica e os benefícios chegam”, declarou Caiado.

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), responsável pela gestão e aprimoramento do Portal da Transparência, foi fundamental para o resultado. Desde 2019, a CGE-GO incentiva os órgãos estaduais a ampliarem a visibilidade das informações públicas através do prêmio anual Goiás +Transparente. “Nosso foco sempre foi o cidadão que, tendo à disposição todas as informações fornecidas pelo Poder Executivo Estadual goiano, consegue fiscalizar e ter controle dos recursos arrecadados, sendo ativo na tomada das principais decisões da Administração Pública”, afirma o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

PUBLICIDADE

Outro fator crucial foi o Escritório de Projetos, implementado na segunda gestão de Caiado. “Quando criamos o Escritório de Projetos nas pastas do Estado, o objetivo era um só: elevar a gestão estadual a um nível de excelência na transparência e na sequência dos projetos prioritários da administração. O resultado comprova que foi um passo certo”, disse Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.

Leia Também

A avaliação da Atricon, parte do Programa Nacional de Transparência Pública, analisou 10.354 portais de todas as esferas de governo, seguindo 80 critérios, como a divulgação de receitas, despesas e renúncias fiscais. Goiás recebeu o selo Diamante, o nível mais alto, consolidando-se como referência em governança e responsabilidade na administração pública.

PUBLICIDADE

Caiado parabenizou ainda os servidores pelo empenho em garantir transparência. “Eu quero cumprimentar a todos os servidores públicos do estado de Goiás porque todos eles se preocuparam em poder, mais uma vez, trabalhar com transparência e fazer Goiás brilhar, subir ao pódio no 1º lugar, com o selo diamante na transparência dos gastos públicos”, afirmou o governador.

Esta foi a segunda participação de Goiás na avaliação da Atricon. No ano passado, o estado ficou em segundo lugar, atrás de Rondônia.

Fotos: Secom

Categorias: Goiás
Redação - Altair Tavares: