O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), inaugura na próxima quarta-feira, dia 28, às 13h, o Parque “AM ISRAEL CHAI” em homenagem às vítimas do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023. Localizado na sede da autarquia, em Goiânia, ele contará com 1.200 árvores. Na ocasião, ocorrerão ainda assinaturas de acordos de cooperação entre Goiás e Israel.
A cerimônia será realizada no Detran-GO e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Este é o primeiro memorial no mundo, fora de Israel, em alusão aos mortos no ataque do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas, que deixou 1,2 mil mortos e levou ao conflito na Faixa de Gaza.
Entre as árvores que serão plantadas no parque estão diversas espécies de origem nacional e uma oliveira. As mudas foram doadas pela Embaixada de Israel no Brasil. “O Detran-GO abraçou a causa não só porque conta com espaço físico, mas por suas iniciativas na área ambiental e na defesa da vida”, pontua o presidente da autarquia, Delegado Waldir.
Causa ambiental Detran
O presidente do Detran-GO, quando foi candidato à Prefeitura de Goiânia em 2016, tinha em seu plano de governo a revitalização do Rio Meia Ponte de forma semelhante ao que ocorre na Europa. Atualmente, já desenvolvia projeto para arborizar uma área usada como depósito de veículos apreendidos na sede do Detran-GO.
Os idealizadores do projeto do parque, diante da dificuldade de encontrar espaço e infraestrutura adequados, procuraram a gestão da autarquia para concretizar apresentar a proposta.
Leia Também
A autarquia desenvolve outros projetos de sustentabilidade como a implantação da coleta seletiva de resíduos; está implantando a reciclagem das sucatas, evitando que óleo, graxa e pneus sejam descartados de forma incorreta; implantou documento eletrônico e digitalizou os processos de habilitação e transferência veicular, reduzindo drasticamente o uso de papel.
Combate ao antissemitismo
Durante a cerimônia, o Governo de Goiás assinará a declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo. Na prática, o documento é um compromisso em implantar ou apoiar políticas públicas de combate ao preconceito ao povo israelense e às instituições judaicas.
O ineditismo goiano não se resumirá à homenagem. Goiás será a primeira unidade federativa a reconhecer a importância do combate ao preconceito ao povo israelense. “Enquanto ente público, temos que contribuir para o combate a todo tipo de preconceito”, afirma Delegado Waldir.
O governador Ronaldo Caiado irá assinar ainda uma declaração conjunta com o governo de Israel com o objetivo de reafirmar o relacionamento e estabelecer compromisso para cooperação futura nas áreas de agricultura, gestão de recursos hídricos e saneamento, ciência e tecnologia, segurança pública, inteligência em trânsito e quaisquer outras áreas de interesse comum com foco em inovação.
Israel é referência mundial em agricultura, segurança e tecnologia. O país está muito à frente dos demais em inovação. Aplicativos como Waze, Wix, Fiverr, ICQ e Viber, e equipamentos como pen drive, processadores Intel e drones foram tecnologias criadas e desenvolvidas pelo povo israelense.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Goiás