Goiás • atualizado em 06/08/2024 às 02:42

Emater Goiás encerra programação da 37ª Assembleia da Asbraer na Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia

Emater Goiás encerra programação da 37ª Assembleia da Asbraer na Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia
Emater Goiás encerra programação da 37ª Assembleia da Asbraer na Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia

O encerramento da 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), sediada pela Emater Goiás, foi marcado pela visita técnica ao maior pomar de jabuticabas do mundo. A Vinícola Jabuticabal, localizada no município de Hidrolândia, possui 42 mil pés da fruta e atrai milhares de turistas durante a temporada de jabuticabas, que acontece de setembro a novembro.

A história da Fazenda Jabuticabal inicia com a criação da capital. Os primeiros pés foram plantados em 1947, por Antônio, que era pedreiro e feirante, e sua esposa, Maria da Luz de Jesus. Seu Antônio morava em Nova Fátima, povoado de Hidrolândia, e fazia feiras em Goiânia, recém criada à época. Ao perceber o potencial de crescimento da capital planejada, decidiu investir na plantação de jabuticaba.

Quem contou a história fazenda aos dirigentes das 19 delegações de entidades públicas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária que visitam o local, foi um dos 11 filhos do fundador, Paulo Antônio Silva. Paulo recepcionou o grupo na Vinícola e mostrou como funciona o negócio da família e os desafios atuais e os que foram superados ao longo de mais de sete décadas.

“É uma alegria trazer a comitiva da Asbraer para conhecer esse empreendimento de sucesso que a família do Paulo, com espiríto empreendedor, fez esta fazenda ser a maior fazenda de jabuticaba do mundo. Nós da Emater Goiás temos uma parceria importante aqui com o Paulo e com os demais produtores da fruta no município. Nossas pesquisadoras têm feito um trabalho sério aqui para auxiliar o Paulo e atender a demandas do produtor rural. Nossa missão é levar novas tecnologias e conhecimento aos nossos produtores para que eles produzam cada vez mais e melhor. Modelos de sucesso como estes são importantes e a gente precisa trazer as pessoas para conhecerem”, explicou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

“Ficamos muito honrados e agradecidos pela presença de todos vocês. A gente não vive sozinho e, por isso precisamos ter parceiros. A parceria com a Emater Goiás é muito forte e em nome dos produtores do nosso estado, agradeço mais uma vez pelo empenho de vocês em nos ajudar”, destacou o proprietário Paulo, convidamos os membros da comitiva a visitar a fazenda sempre que estiverem passando por Goiás.

Leia Também

“Nós temos dado prioridade durante nossa assembleia destas visitas técnicas. Essa troca através do intercâmbio de experiências e quero parabenizar o presidente Rafael e toda sua equipe da Emater Goiás, as pesquisadoras Dra. Maria José del Peloso e Dra. Mauríza Carneiro, e ao proprietário Paulo pelo trabalho. Estamos na maior propriedade de jabuticaba e isso é aqui no Brasil, no estado de Goiás, e a Ater pública junto com a pesquisa faz parte deste trabalho desenvolvido aqui há anos pela família do Paulo. Isso é renda, é produção e é isso que movimenta nosso país”, enfatizou o presidente da Asbraer, Luciano Brandão.

A Vinícola Jabuticabal além de comercializar a fruta in natura, também produz vinhos, sucos, geléias e cosméticos feitos com o óleo extraído da folha. Durante a visita técnica, as delegações também conheceram como funciona os processos de fabricação dos vinhos, visitaram a indústria que funciona no local e degustaram diversos tipos de bebida.

Cultivo da jabuticaba em Hidrolândia

Hidrolândia é polo da produção da fruta em Goiás e recebe turistas de vários lugares do país. De acordo com um levantamento feito pela Agência, o município conta com 128 pomares e 250 produtores cadastrados. A área total plantada corresponde a 254 hectares, com mais de 64 mil pés, o que gera uma produção anual de em média 6 mil toneladas.

A cidade é conhecida mundialmente pela cultura de jabuticabeiras e essa atividade turística gera trabalho e renda para o município. Entre os meses de setembro a novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior a procura da jabuticaba e seus derivados.

No município, a Emater Goiás há décadas acompanha de perto produtores de jabuticabas dando orientações por meio dos serviços assistência técnica e extensão rural da instituição. Desta forma, coleta e armazena dados com finalidades técnicas para fortalecer o trabalho de produtores rurais da cidade, que encontraram no fruto sua principal fonte de renda.

37ª Assembleia da Asbraer

Sediada pela Emater Goiás, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) aconteceu de 1 a 3 de agosto. O encontro teve como objetivo reunir dirigentes de instituições públicas dos 26 estados e do Distrito Federal que prestam serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária para debater assuntos importantes para a valorização e fortalecimento das entidades em todo o país.

A Emater Goiás está entre estas instituições que realizam um trabalho sério para garantir o desenvolvimento efetivo da agricultura familiar brasileira.


Leia mais sobre: / Goiás

Recomendado Para Você