24 de fevereiro de 2024
INTERNACIONAL • atualizado em 02/12/2023 às 20:12

Goiás terá mais de 60 agendas na COP28

O grupo de representantes goianos é liderado pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis
Andréa Vulcanis lidera missão do Meio-Ambiente goiano na COP28 (Foto: Divulgação)
Andréa Vulcanis lidera missão do Meio-Ambiente goiano na COP28 (Foto: Divulgação)

Representantes do Governo de Goiás participam da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com pelo menos 60 agendas. A conferência mundial reúne representantes de diversos países para discutir soluções e a situação das mudanças climáticas no planeta.

O grupo de representantes goianos é liderado pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. “É importante que Goiás esteja envolvido. Todos os Estados brasileiros estão aqui, e estamos construindo uma agenda séria e importante”, disse Vulcanis.

Desde painéis para discussões e visitas técnicas até acordos bilaterais, os representantes de Goiás se propuseram a buscar possibilidades para mitigação das mudanças climáticas no Estado. “Quando falamos de mudanças climáticas, nada é muito simples. Estamos falando sobre prevenir desastres climáticos, que afetam a sociedade como um todo, desde setores da economia, como o agronegócio, até as cidades – com enchentes e o extremo calor”, afirmou Vulcanis.

Além disso, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás será anfitriã em dois painéis realizados na COP28. O primeiro deles, a ser realizado neste sábado (02/12), debaterá a conservação e restauração dos biomas brasileiros como instrumento da agenda climática. O segundo painel será no dia 8 de dezembro, também mediado por Andréa Vulcanis, com uma discussão sobre desafio e soluções para o papel dos resíduos urbanos e rurais nas emissões de GEE no Cerrado brasileiro.

Leia Também

Conhecida como COP, a Conferência das Partes é a reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Esse encontro é realizado anualmente e, neste ano, ocorre em Dubai. O objetivo principal da conferência é reunir lideranças globais para debater e buscar soluções para mudanças climáticas e os problemas ambientais que afetam o planeta, além da negociação de acordos.

A edição deste ano acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai. A participação de milhares de delegados de todo o mundo também serve para celebrar, simultaneamente, a conferência das partes do Protocolo de Kyoto e a das 195 partes do Acordo de Paris de 2015, estabelecido na COP21, com objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.


Leia mais sobre: Cidades