Goiânia • atualizado em 18/01/2023 às 21:23

Prefeitura de Goiânia inicia testes com carros elétricos para administração municipal

Prefeitura de Goiânia inicia testes para adoção de frota elétrica na administração municipal com dois veículos disponibilizados gratuitamente por 30 dias. (Foto: Divulgação)
Prefeitura de Goiânia inicia testes para adoção de frota elétrica na administração municipal com dois veículos disponibilizados gratuitamente por 30 dias. (Foto: Divulgação)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão do governo federal ligado ao Ministério da Indústria e Comércio, cederá dois carros elétricos por 30 dias à prefeitura de Goiânia como teste para adoção da frota na administração municipal. O sistema já é utilizado em Brasília e no Paraná. Objetivo é incentivar o uso de carros elétricos nas cidades brasileiras.

“O compartilhamento de veículos, principalmente os que utilizam energia verde, é o futuro. É uma questão de consciência ambiental e também de economia de recursos públicos, uma vez que reduz a utilização de combustíveis fósseis. Estamos estudando, analisando o melhor caminho para essa transição”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

“O Brasil tem grande potencial para adotar um modelo de mobilidade com base na eletromobilidade. E o caminho é começar pelas cidades. O uso de carros elétricos é um dos alicerces das cidades inteligentes e sustentáveis”, ressalta o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Na primeira etapa, a agência emprestará dois veículos por 30 dias para que os servidores possam conhecer o funcionamento dos automóveis. Neste período, também serão instalados carregadores no Paço Municipal. Estabelecida a parceria, os veículos ficarão à disposição dos servidores para se deslocar entre os órgãos municipais. Basta reservar o carro por meio de um aplicativo de gerenciamento desenvolvido especificamente para órgãos públicos.

“O objetivo do projeto é estimular a adoção de veículos elétricos e multiplicar os pontos de carregamento nas cidades brasileiras”, explica Tiago Chagas Faierstein, gerente de Novos Negócios da ABDI.

Leia Também

Parcerias similares já foram implantadas no Governo do Distrito Federal (Vem DF) e no Governo do Paraná (Vem PR). “Brasília hoje já conta com uma frota significativa de veículos elétricos. Já contamos com pontos de carregamentos na BR-153, no trajeto até Goiânia. Agora é o momento de fomentar o uso de veículos elétricos também na capital goiana”, afirma Tiago Faierstein.


Leia mais sobre: / / / Goiânia

Recomendado Para Você