A terceira etapa de testagem da população de Goiânia, dentro do inquérito sorológico da Covid-19, será realizada neste sábado (20). Nesse estudo, são utilizados testes rápidos, que detectam, através do sangue, se a pessoa produziu anticorpos para o coronavírus Sars-CoV-2.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o inquérito sorológico apresentará um panorama epidemiológico da Covid-19 na capital. A previsão é realizar pelo menos 2.600 testes para validação da pesquisa.
Os testes utilizados são do Ministério da Saúde. Eles são feitos a partir da amostra de soro sanguíneo que concentra uma maior quantidade de anticorpos por ser mais eficiente e ser recomendado por um estudo feito em São Paulo. A metodologia será por amostragem com sorteio de quadras por distrito sanitário e escolha de domicílios e lotes alternados. Além da coleta, será aplicado um questionário aos participantes que foram selecionados por sorteio.
No inquérito, 364 profissionais estarão trabalhando e cada equipe terá um profissional de saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliar de enfermagem, técnicos de laboratório, biomédicos) e um agente de combate à endemia. Todos estarão devidamente uniformizados, com equipamentos de segurança e proteção individual e identificados com crachás.
A divulgação dos resultados pra quem for testado será feita de seguinte forma: quem teve laudo positivo será comunicado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e serão solicitados novos testes para todos os membros da família como forma de prevenção.
Se a pessoa não receber uma ligação ou uma visita da equipe da SMS até a próxima quarta-feira (24) , significa que o resultado foi negativo, por isso, não haverá contato de retorno da SMS e não há necessidade de ligar para a secretaria em busca do resultado. Todas as orientações já constam no Termo de Autorização para exames.
A Secretaria Municipal de Saúde já realizou dois inquéritos populacionais para Covid-19 em todas as regiões da capital, totalizando 6.500 testes até agora.