Sozinho, o ex-deputado federal e vereador eleito Major Vitor Hugo teve 90,50% do total de votos do PL nas eleições de 2020. O liberal foi o mais votado nas eleições para Câmara de Goiânia e teve 15.678 votos, apenas 1.632 a menos que os votos obtidos naquele ano, quando o partido fez apenas uma cadeira, com 17.310 votos.
Em 2024, o partido somou 63.382 votos, juntando os números do Major, da legenda (4.724) e dos candidatos do PL na Capital. Os números, fundamentais para a legenda fazer 4 cadeiras na Câmara Municipal, foram impulsionados pela candidatura do ex-deputado estadual Fred Rodrigues, que está no 2º turno, e pela força do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os números de Vitor Hugo impressionam não somente no percentual comparativo com os votos da sigla em 2020. Com o apoio dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Vitor Hugo teve 85,5% do quociente eleitoral.
“Mais de 15 mil eleitores confiaram a mim o título de vereador mais bem votado de Goiânia nas eleições de 2024. Mais importante ainda é que o PL terá a 2ª maior bancada, com quatro vereadores, e vamos ter espaço para tomar grandes decisões e termos grandes espaços administrativos na Câmara”, reforçou.
Mais de 80% do quociente
Leia Também
O quociente eleitoral (QE) nas eleições para vereador em Goiânia foi de 18.346, obtido dividindo-se o total de votos válidos (678.787) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara (37). O Partido Liberal (PL) conquistou três cadeiras pelo quociente partidário (QP) e uma pela distribuição das sobras. O número de cadeiras obtidas no QP é calculado dividindo-se os votos válidos do partido pelo QE, resultando em 3,45 cadeiras para o PL. Como a fração após a vírgula é desprezada, o partido garantiu três cadeiras na fase inicial de distribuição.
A última foi conseguida na fase das sobras. Onze cadeiras foram divididas nesta fase, quando o partido com a maior média e que tem o candidato mais votado, com pelo menos 20% do QE, tem direito a uma cadeira no Poder Legislativo.
Leia mais sobre: Goiânia