O índice de positividade em testagens realizadas pela Prefeitura de Goiânia, para identificar a Covid-19, caiu de 10,1% para 5,6% em um intervalo de sete dias, de acordo com dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (19).
Conforme levantamento, o índice de positividade no dia 12 de março era de 10,1%, com taxa de 11,4% na Região Norte, 10,3% na Região Sudoeste, 11,4% na Região Oeste, 12,7% na Região Noroeste, 6,2% na Região Leste e 8,3% na Região Campinas Centro. Os resultados das testagens ampliadas ajudam o corpo técnico do Comitê Operações Emergenciais a tomarem decisões relativas a flexibilizações ou ainda mais restrições. Apesar da “boa” notícia, a taxa de transmissibilidade, no momento, ainda é alta.
Já nesta sexta-feira (19/03), quando a Prefeitura realizou mais uma testagem ampliada de antígeno em seis escolas espalhadas pela capital, 164 dos 2.935 exames tiveram resultados positivos e 2.770, negativos. A taxa total caiu, no entanto, para 5,6%, com queda em todas as regiões, sendo que a Norte apresentou taxa de 6,3%, a Sudoeste 5,9%, a Oeste 5,1%, a Noroeste 7,9%, a Leste 3,1% e a Campinas Centro, 5,1%.
No dia 5 de março, este índice se encontrava ainda maior que o da semana anterior, com taxa média de positividade em 16,8%. No entanto, o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, afirma que “essa queda não é usada como parâmetro para dizer que a circulação do vírus está menor, como seria o caso do inquérito”. A queda demonstra um indício que poderá ser confirmado nas próximas testagens.
Nas regiões Norte e Noroeste, os resultados posivos chegaram aos 11,4% e 12%, respectivamente, os maiores da testagem.
Leia Também
Leia mais sobre: Goiânia