Goiânia • atualizado em 19/08/2020 às 18:03

Covid-19: Testagem ampliada é realizada nas regiões oeste e sudoeste

Teste na região Oeste e Sudoeste são realizados até sexta-feira (21)
Teste na região Oeste e Sudoeste são realizados até sexta-feira (21)

A partir desta quarta-feira (19/08) até a próxima sexta-feira (21/08), a Prefeitura de Goiânia realiza mais uma rodada de testagem ampliada. Desta vez, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município estará testando moradores de 339 das regiões Oeste e Sudoeste da capital.

As duas regiões possuem mais de 370 mil habitantes, mas somente quem teve contato com pessoas infectadas com o novo coronavírus e está sem sintomas tem indicação para o teste que será feito nas modalidades de drive thru e pedestre. 

O superintendente de Vigilância em Saúde da pasta, Yves Mauro, destaca que o teste é aplicado em pessoas acima dos 12 anos assintomáticas. Já quem teve sintomas a recomendação é outra. “Quem teve sintomas a recomendação é que procura uma unidade de saúde mais próxima para que receba o atendimento médico mais adequado, e realize o exame na própria unidade que é o RT PCR que é o mais indicado”, explicou.

A coleta é feita com swab, espécie de cotonete com haste flexível, e o resultado sai em 20 minutos após o material ser coletado. Mauro destaca que as equipes estão preparadas para orientar às pessoas em caso de testagem positiva. “Em todos os lugares de testagem temos equipe de enfermagem e médicos que fazem o atendimento de casos positivos para covid-19, para orientação ao desenvolvimento de sintomas, a prescrição de medicamentos se necessário e as orientações quanto ao isolamento domiciliar”, pontuou. 

Até esta terça-feira (17/08), já tinham sido testadas mais de 21 mil pessoas, sendo que 2.916 tiveram resultado positivo para Covid-19, 13,7% do total.   

Leia Também

As regiões foram escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias. “Fazemos uma análise com uma equipe para verificar como vai a evolução da doença nas regiões de Goiânia e onde estamos observando um crescimento no número de casos nós iniciamos a ação com o objetivo de identificar precocemente esses casos  nos locais de maior crescimento da doença”, concluiu Yves.


Leia mais sobre: Goiânia / Notícias

Recomendado Para Você