Falta um ano para que o brasileiro volte a viver as eleições municipais que vão definir prefeitos e vereadores da mais de 5 mil cidades brasileiras. E, de acordo com o que já premedita os principais veículos de comunicação do Brasil, a tendência é a de nacionalização dessas eleições, já que, desde agora, o que domina as pré-candidaturas às prefeituras das capitais é o que determina partidos da base lulista e, em parte, do bolsonarismo que ainda representa parte da direita.
Conforme a Folha de S.Paulo publicou, aliados do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem se enfrentar na maioria das capitais na eleições de 2024, mesmo que em nenhuma delas exista uma polarização entre candidaturas do PT e PL. É o caso de Goiânia, em que há possíveis candidatos do PT (Adriana Accorsi ou Edward Madureira) e um do PL (Gustavo Gayer).
Adriana Accorsi, atual deputada federal em Goiás pelo Partido dos Trabalhadores, já afirmou que gostaria de ser candidata à Prefeitura de Goiânia, mas a decisão não está completamente tomada. Edward, por sua vez, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi candidato a governador no estado e como se sabe, não se elegeu. Gustavo Gayer também é deputado federal por Goiás.
Além destes três, confira outros possíveis nomes, listados pela Folha, que devem ser candidatos Prefeitura de Goiânia.
- Rogério Cruz (Republicanos), atual prefeito que deve buscar reeleição
- Vanderlan Cardoso (PSD), que sempre tenta se candidatar a prefeito em Goiânia e não consegue
- Silvye Alves / Bruno Peixoto (União Brasil) para dar continuidade à gestão de Ronaldo Caiado
- Gustavo Gayer (PL)
- Adriana Accorsi / Edward Madureira (PT)
- Leonardo Rizzo (Novo)