Na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro, foi firmado um acordo para a abertura de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais de Goiânia. O anúncio foi feito após a morte da quarta pessoa que aguardava na fila por uma vaga na rede de saúde da capital.
A decisão foi tomada durante uma reunião entre o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) e sua equipe de transição, o secretário estadual de Saúde, Rasivel Santos, e o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Polara. As novas vagas serão disponibilizadas no Hospital Ruy Azevedo.
Na manhã do mesmo dia, o prefeito eleito já havia se manifestado sobre a necessidade de adotar medidas urgentes para resolver os problemas do atendimento na saúde pública.
Problema crônico
A saúde pública tem sido um dos maiores desafios da Prefeitura de Goiânia e promete ser uma prioridade para o novo gestor em 2024. Entre as principais dificuldades enfrentadas recentemente estão:
Leia Também
- Paralisação do trabalho das ambulâncias do SAMU;
- Falta de médicos para atender nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Falhas no sistema telefônico do SAMU;
- Impedimentos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para a contratação de médicos e enfermeiros.
O prefeito eleito assumiu o compromisso de enfrentar esses desafios e buscar soluções concretas para melhorar o atendimento à população.