28 de fevereiro de 2024
Cidades • atualizado em 19/09/2022 às 14:39

Frente fria deve trazer chuvas para Goiás nesta semana

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma nova frente fria começa a romper a massa de ar seco e quente que segue estacionada sobre todo o Centro-Oeste brasileiro e que impede a formação de nuvens e precipitações em Goiás. De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta semana já podem ocorrer chuvas isoladas em algumas regiões do Estado.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, afirma que “estamos na reta final do inverno e com a chegada da primavera, no próximo dia 22, às 22h04, os prognósticos apontam para a formação de uma nova frente fria vinda do Sul do País e que vai se deslocar pela região Sudeste. Ao se conectar com a umidade vinda da região Norte, deve formar um corredor de umidade que trará para o Estado de Goiás áreas de instabilidade”, relata o gerente.

Contudo, a Semad esclarece que nesse momento as precipitações devem ocorrer em menor quantidade. A expectativa é que comecem na próxima quarta-feira (21/09). No cenário atual, para que haja precipitações é preciso que esta frente fria tenha força suficiente para quebrar a massa de ar seco e quente que cobre o Estado há mais de quatro meses.

A previsão do Cimehgo aponta os maiores acúmulos na parte Centro-Sul de Goiás, com a possibilidade de até 20 milímetros em algumas cidades. Já no Norte goiano, onde a população sofre com incêndios florestais, clima seco e altas temperaturas, a situação só deve melhorar, de fato, na segunda quinzena do mês de outubro.

Leia Também

Precauções

Como os estudos elaborados pelo Cimehgo datam a segunda quinzena de outubro para a ocorrência de chuvas em maior quantidade e frequência, a Semad alerta para que a população continue fazendo a sua parte quanto ao uso consciente da água e a proibição de uso de fogo na vegetação. Além dos impactos gerados pelas mudanças climáticas quanto à saúde humana, a grande preocupação é o risco de incêndios florestais.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaques