22 de fevereiro de 2024
Fiscalização • atualizado em 14/08/2023 às 09:30

Fora da CPI, Magda Mofatto estimula ações em fazenda que foi ocupada pelo MST

A parlamentar acompanhará agendas na Prefeitura de Hidrolândia, Incra e fazenda São Lukas
Magda Mofatto (Foto: Câmara dos Deputados)
Magda Mofatto (Foto: Câmara dos Deputados)

Mesmo fora da CPI do MST, a deputada federal Magda Mofatto (Mais Brasil) tem estimulado ações dos colegas titulares do colegiado. Ela acompanhará nesta segunda-feira (14) agendas na Prefeitura de Hidrolândia, sede do Incra e fazenda São Lukas, que já foi ocupada pelo movimento.

Volta e meia, a Fazenda São Lukas tem sido ocupada pelo MST. O movimento esteve presente na região em março deste ano e no fim de julho. O principal objetivo era implantar projeto agroecológico de produção de alimentos sem agrotóxicos no local. Era também uma forma de denunciar as origens do local.

Desde 2016, a área que o MST ocupou integra o patrimônio da União mas antes era ocupado por um grupo criminoso que foi condenado por crimes de exploração sexual e tráfico internacional de pessoas. 

Ainda assim, o governador Ronaldo Caiado chegou a criticar o Governo Federal ao entender que o mesmo não foi apenas omisso, como autorizou a ocupação. O Incra, no entanto, rebateu a declaração e disse que pautou a desocupação abrindo mão da violência e prezando pelo diálogo.

Leia Também

Leia mais sobre: Política