19 de abril de 2024
Goiânia • atualizado em 13/02/2024 às 19:03

Existe futuro após sentar na cadeira de prefeito de Goiânia?

Prefeitura de Goiânia divulga calendário fiscal para 2024: pagamento do IPTU poderá ser realizado em até 11 vezes, com primeira parcela para 20 de fevereiro | Secom
Prefeitura de Goiânia divulga calendário fiscal para 2024: pagamento do IPTU poderá ser realizado em até 11 vezes, com primeira parcela para 20 de fevereiro | Secom

A eleição para prefeito de Goiânia tem algumas máximas que sempre aparecem. Primeiro, que o governo estadual nunca conseguiu fazer um aliado prefeito da capital do estado; a outra é que o cargo de prefeito de Goiânia, mesmo com todo o poder que existe no estado, é um tipo de final de carreira para os que são eleitos. Tirando o recorte de 1990, somente um dos eleitos conseguiu alcançar voo maior que o de prefeito.

Nion Albernaz foi prefeito em duas oportunidades, entre 1989 e 1992; também entre 1997 e 2000, após ser prefeito em duas oportunidades. O professor Nion não alcançou cargos maiores e, nas duas vezes que governou a cidade, não conseguiu fazer o sucessor.

Darci Accorsi foi prefeito entre 1993 e 1996 e tentou depois algumas vezes o cargo de deputado estadual e também de novo ser prefeito de Goiânia, e não conseguiu.

Pedro Wilson, que comandou a prefeitura de 2000 a 2003, foi um dos poucos que teve sucesso após o cargo de prefeito, uma vez que foi eleito deputado federal pelo PT, mas não conseguiu ser reeleito.

Leia Também

Paulo Garcia foi prefeito de 2010 a 2016 e não tentou outros cargos após sair da prefeitura de Goiânia (faleceu 6 meses depois) e terminou o mandato tão desgastado que o candidato que ganhou era de um partido que fazia parte da administração municipal e foi eleito com o discurso de oposição.

Rogério Cruz foi eleito como vice de Maguito Vilela em 2020 e administra a cidade após a morte (por COVID) do prefeito eleito. Desde o início do mandato vem enfrentando os problemas da administração e já destacou que, se não for reeleito (anunciou que é pré-candidato à reeleição), pode até mesmo deixar a cidade.

Prefeito de Goiânia

Esses dados têm que ser observados pelos postulantes ao Palácio das Campinas, pode ser o ápice e o final da carreira de quem for eleito.


Leia mais sobre: / / / Goiânia

Recomendado Para Você