07 de dezembro de 2023
Destaques • atualizado em 04/06/2023 às 16:35

Estudo detalha a origem e o destino no transporte coletivo de Goiânia

Equipe da UFG colaborou no estudo de origem e destino no transporte coletivo liderado por Rogério Cruz (foto Jackson Rodrigues, Secom Goiânia)
Equipe da UFG colaborou no estudo de origem e destino no transporte coletivo liderado por Rogério Cruz (foto Jackson Rodrigues, Secom Goiânia)

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) realiza, nesta segunda-feira (05/06), seminário para apresentação dos resultados da pesquisa origem-destino “Por Onde Você Anda?”. Lançada em dezembro de 2021, a pesquisa foi feita em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento em Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), e coletou dados sobre o ir e vir da população residente na capital como etapa de formulação do Plano de Mobilidade de Goiânia.

No seminário será apresentado o diagnóstico da mobilidade da capital em um dia útil, com base nos trabalhos de simulação realizados com as matrizes de viagens origem-destino do transporte coletivo e do transporte individual no município de Goiânia. Dividido em cinco momentos, o seminário irá detalhar como foi realizado o projeto de pesquisa, as séries históricas dos transportes coletivo e individual de passageiros, a pesquisa origem-destino web, bem como a construção da matriz origem-destino. 

Realizada pela primeira vez de forma totalmente virtual, por meio do site da Prefeitura de Goiânia e do aplicativo Prefeitura 24 horas, a pesquisa “Por Onde Você Anda?” foi realizada de acordo com três eixos principais. O primeiro, com objetivo de identificação do indivíduo. A segunda parte buscou diagnosticar sua principal forma de locomoção dentro do município. Na terceira e última parte, levantar os hábitos dos cidadãos em relação à pandemia e sua rotina diária.

Leia Também

Leia mais sobre: / / / Destaques / Goiânia