26.8 C
Goiânia
quarta-feira, 4 agosto 2021

Especialista alerta para novas formas de golpe e fraude com Whatsapp Pay

- Anúncio -
- Anúncio -

O Banco Central do Brasil tem aumentado a competitividade bancária por implementar novos serviços na vida do brasileiro. Após regulamentar as transferências Pix chegou a vez do usuário de aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp poderem realizar transações bancárias por meio dessas ferramentas mas em meio a tecnologia, o cuidado para não cair em golpes ou fraudes devem ser redobrado.

Em entrevista ao Diário de Goiás nesta terça-feira (06/04), o advogado especialista em direito empresarial, Marcelo Godke Veiga alerta que em um mundo cada vez mais digital, os golpes e fraudes acabam migrando da vida real para o online, por isso o especialista afirma: redobre os cuidados e não sentindo segurança, não utilize tais ferramentas. “As pessoas tem que tomar muito cuidado pela fraude. Ela vai ocorrer. O que vai acontecer na verdade é que algumas fraudes que aconteciam no Caixa Eletrônico e na maquininha de cartão de crédito, elas vão ser transferidas para esses sistemas como o PIX e Whatsapp Pay. As pessoas tem que se certificar para evitar mandar dinheiro para o destinatário incorreto”. 

- Anúncio -

Marcelo avalia que com o aumento da competição no mercado e outros players entrando para oferecer serviços semelhantes, a tendência é de que isso o pequeno comerciante e empresário possam aderir tais tecnologias. “Assim como no Pix é que as empresas, principalmente as empresas de menor porte, poderiam aceitar isso como meio de pagamento para aumentar a competitividade”, pondera. 

Ele dá exemplos práticos de como um comerciante poderia aproveitar o sistema em tempos de Covid-19. “Um pequeno fornecedor de bolos, de livros… Um restaurante que hoje por conta da pandemia podem estar fechados e funcionando via delivery isso pode ajudar bastante esses pequenos empresários porque o custo acaba sendo minimizando muito do que comparando os custos tradicionais de cartão, isso acaba sendo uma alternativa bastante interessante”, explica.

O SISTEMA

As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Transações com o exterior estão vetadas. Os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay, que haviam sido pedidos pelas operadoras, continuam sob análise e não foram incluídos na autorização.

Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -
- Anúncio -

Relacionadas

- Anúncio -