Ao analisarmos o quanto a internet se desenvolveu durante as décadas recentes, constatamos que vários detalhes do nosso dia a dia foram alterados.
A maneira como compramos e vendemos os mais variados produtos, o modo como buscamos por informação e até mesmo como interagimos com outras pessoas é diferente do que era antes.
No segmento do empreendedorismo as mudanças provocadas pela internet também pode ser sentidas. O mesmo ocorre para a carreira de um profissional de qualquer área.
Não poder contar com um site é estar atrás da concorrência. É perder a oportunidade de conquistar mais clientes e de reforçar a sua marca entre eles.
Em uma época em que a presença online adquire cada vez mais relevância, ter um site é fundamental tanto para o êxito de um negócio quanto para o sucesso de um profissional.
Leia Também
O valor de um site para uma empresa
Você consegue citar alguma marca famosa, ou até mesmo alguma ainda não tão conhecida, que não possua um site? É difícil, né. Hoje em dia um site para uma empresa não é luxo, é investimento.
Se até há alguns anos muitos empreendedores investiam em fazer um cartão de visita para divulgarem os seus respectivos negócios, atualmente esse cartão de negócios é um site.
Além disso, caso o seu empreendimento seja pequeno e local, as vantagens que o site oferece podem fazer o negócio crescer.
Se, por exemplo, o seu negócio for um escritório de advocacia, uma sapataria ou um salão de beleza, um site pode auxiliar você a atrair mais clientes.
E não importa se você já criou uma página no Facebook para o seu negócio, é importante lembrar que, sem um site, o seu marketing digital ficará incompleto.
Uma coisa não exclui a outra, tanto um site quanto as redes sociais são ferramentas que se complementam.
Além disso, um site, ao contrário de um blog, não é necessariamente um local propício para postagens diárias e constantes. O principal propósito dele é ser uma vitrine para a sua empresa.
Por isso, um site adequado deve possuir um visual clean, amigável aos dispositivos móveis e conter as informações essenciais da sua empresa.
O histórico dela, os serviços e produtos que oferece, os canais para contato, tudo isso, são alguns dos elementos que irão ajudar você a se relacionar com o seu público.
Uma das vantagens atuais é que para ter um site não é necessário possuir vastos conhecimento sobre técnicas e linguagens de programação.
Atualmente existem à disposição ferramentas de construção de sites que facilitam muito o seu trabalho. Elas são intuitivas e possibilitam que você mesmo possa personalizar e gerenciar o seu negócio.
A importância de um site para um profissional
Qualquer profissional que queira ser visto no mercado precisa ter presença online. Nesse caso, o site é uma das ferramentas que vai trazer para você mais visibilidade.
Publicitários, jornalistas, fotógrafos e designers são algumas das profissões onde um bom site tem tudo para fazer a diferença. Sendo assim, algumas das vantagens são:
Encontrar você
Levando em consideração que nos dias de hoje o Google representa a fonte de busca mais acessada por pessoas do mundo inteiro, estar na internet se mostra mais do que necessário para você ser visto.
De que adianta você oferecer o melhor serviço, atuar com competência acima da média em sua área, se o público não sabe que você existe?
Graças a um site você tem condições de montar um portfólio e deixá-lo exposto 24h por quem procura por seus serviços. Por isso, não é exagero afirmar que um site é hoje um dos cartões de visita mais eficientes.
Mas lembre-se: para o investimento valer a pena, é importante otimizar o seu site com as técnicas de SEO. Ao utilizá-las, você terá mais visibilidade nas páginas de resultado.
Autoridade no mercado
Chegamos a um ponto em que um site é tão presente no dia a dia das pessoas que ter um demonstra mais profissionalismo, mais credibilidade e comprometimento com um bom atendimento.
Em qualquer situação, para as pessoas saberem mais sobre como é o seu trabalho, elas vão perguntar qual é o endereço do seu site.
Interagir com os seus clientes
Ainda que atualmente a internet ofereça vários canais de comunicação, tais como blogs e redes sociais, ainda assim um site é extremamente útil.
Além disso, para a sua presença online se tornar ainda mais completa e eficiente, você pode linkar o seu site com as suas redes sociais, com o seu blog e até mesmo com o seu canal no Youtube, caso você tiver um.
Conclusão
A internet é um meio que se tornou essencial para o crescimento de todo tipo de negócio. É onde hoje circulam as informações e é também onde muitos profissionais podem conquistar o seu espaço no disputado mercado.
Portanto, é fundamental que qualquer profissional e empreendedor encare um site não como um mero “acessório”, mas sim, como um investimento.