25 de fevereiro de 2024
Cidades • atualizado em 24/04/2020 às 19:54

Em tempos de coronavírus, isolamento social faz qualidade do ar melhorar em Goiânia

Os motivos podem não ser os mais alegres mas a notícia não deixa de ser boa. Em tempos de pandemia e isolamento social a qualidade do ar em Goiânia teve melhora registrada durante o período de isolamento social determinado pelo Governo de Goiás como medida de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Monitoramento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) apontou uma redução na presença de material particulado no ar a partir da suspensão das aulas e do fechamento de estabelecimentos comerciais.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) realiza o monitoramento da qualidade do ar a partir da medição dos níveis de partículas totais em suspensão (PTS) na atmosfera em duas estações localizadas em Goiânia, uma na Praça Cívica e outra na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG), próximo à Praça Universitária.

A partir da publicação do decreto que suspendeu diversas atividades em Goiás, os níveis de PTS no ar apresentaram queda acentuada, saindo do índice de 41 microgramas de PTS por metro cúbico (µg/m3) para 18 µg/m3, entre os dias 11 e 23 de março, permanecendo na classificação “Boa”, abaixo de 40 µg/m3, desde então.    

Em comparação com dados de 2019, a redução é de 31%. Na estação da Praça Cívica, em março de 2020 foi obtida, em média, uma concentração de 29 µg/m3. No mesmo período no ano passado, foi registrado um valor médio de 42 µg/m3.

Leia Também

Na estação da Praça Universitária, a redução em março foi de 26%, saindo de 39 µg/m3 em 2019 para 29 µg/m3 em 2020. Neste mês de abril, a média registrada até o momento é de 27 µg/m3, que representa uma redução de 32% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando foi obtido um valor médio de 40 µg/m3.

Enquanto nos recolhemos em nossos lares e saímos apenas para o essencial, o meio-ambiente está agradecendo.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia / Notícias