Lula (esq) e Jair Bolsonaro (dir) - (Fotos: Ricardo Stuckert e Fábio Pozzebom)
ANÚNCIO

Em Brasília, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) lidera nos cenários estimulados com ou sem a presença de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Paraná Pesquisas, com 1.540 entrevistas ele está à frente com 25,2% e 24,2%, respectivamente.

Lula, quando incluíndo tem 21% das citações entre os eleitores entrevistados no Distrito Federal. Ele e Bolsonaro tem uma margem de empate técnico, segundo a pesquisa.

Sem Lula, Marina Silva (REDE) tem 14,3% das intenções de voto. Ela cai para 10,6% se o petista aparece na lista dos presidenciáveis.

ANÚNCIO


Já Ciro Gomes nos dois cenários, tem 10,5% e 6,9%, também com ou sem Lula.

Veja o relatório completo com os dados dos outros candidatos, aquí.


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-07213/2018 para o cargo de Presidente. Foram 1.5040 entrevistados e margem de erro de 2,5%.

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:
O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Distrito Federal. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.540 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 06 a 11 de julho de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Distrito Federal atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional, conforme o mapeamento do Distrito Federal em 31 regiões administrativas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.
A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa selecionou-se as regiões onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nas regiões.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO