A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, é uma das convidadas do II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – Experiências em Foco, que está sendo realizado em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 11 e 12 de abril.
O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo com o apoio da Comunidade Araucária, conta com a presença de diversos secretários estaduais de Educação, além de 23 ministros de sete países latino-americanos, entre eles Argentina, México, Costa Rica e Uruguai.
Inédito no Brasil, o encontro tem como objetivo estabelecer um espaço de diálogo e de troca de ideias sobre as políticas públicas de alfabetização e sua influência no sistema educacional.
“Essa agenda é um marco significativo no cenário educacional latino-americano, reunindo líderes e especialistas em educação para compartilharem suas experiências e traçar caminhos para o futuro da educação”, destaca Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Programação
No primeiro dia do evento, Vítor de Angelo coordenou uma mesa redonda com o tema ‘A Política de Educação Integral em Tempo Integral no Espírito Santo – Resultados e Desafios’, que contou ainda com a participação dos subsecretários Andrea Guzzo, Marcelo Lema e Darcila Castro.
Leia Também
A programação também incluiu duas palestras. A primeira com Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), que abordou o tema ‘A Educação Pública no Cenário Nacional: Perspectivas e Resultados’ e a segunda com Richardson Schmittel, diretor-regional do Senac do Espírito Santo, que falou sobre ‘A Atuação no Fomento à Qualificação Técnica dos Estudantes Capixabas – Da Educação Integral e Ensino Profissionalizante’.
Visita às escolas
Na sexta-feira (12/04), acompanhando os demais integrantes da missão educacional, a secretária Fátima Gavioli visitou algumas escolas de tempo integral da rede estadual capixaba para conhecer melhor as experiências pedagógicas desenvolvidas e os avanços alcançados nesta modalidade de ensino.
A outra agenda do dia foi um encontro com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que recepcionou a comitiva no Palácio Anchieta, prédio histórico inaugurado em 1935 e que funciona como a sede do poder Executivo estadual. A reunião marcou o encerramento da programação. (Fotos: Divulgação)
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Educação