Cinco professores da rede estadual de ensino de Goiás foram selecionados na etapa Estadual do prêmio Educador Transformador 2024. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20/03). Na categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais), o primeiro lugar ficou com o projeto ‘CaluCast: Clássicos Literários na era Digital’, idealizado pela professora Débora Róssia Rodrigues Marques Mendes, que leciona Língua Portuguesa no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Calumério Rodrigues Galvão, em Campinaçu.
O segundo lugar foi garantido pelo projeto ‘Explorando a Matemática no Roblox’, desenvolvido pelo professor Jhonatan da Silva Costa, do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Águas Lindas de Goiás. Já o projeto ‘Eu Aprendo, mas Também Ensino: A Reflexão e Reelaboração de Metodologias Ativas por Alunos Como Formação Continuada Para Professores’ garantiu o terceiro lugar para o professor Atos Edwin Pereira da Silva Lucas, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Alzira Alves de Queiroz, de Aparecida de Goiânia.
Ensino Médio
Na categoria Ensino Médio Regular, o projeto ‘As Faces do Crime’, apresentado pela professora Ludmilla Rayanne Santos de Sousa, do Cepi Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, conquistou o primeiro lugar.
Na mesma categoria, o projeto ‘Solte o Cabelo, Prenda o Preconceito!, da professora Samantha Isaura Magalhães Machado Araújo, do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, de Jussara, foi indicado ao segundo lugar.
O Estado de Goiás também foi destaque na Categoria Educação Profissional, sendo agraciado com o primeiro lugar com o projeto ‘Adotando um Micro-organismo: Uma Interação com a Tecnologia’, apresentado pelo professor Bruno Rogério Ferreira, professor do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec).
Leia Também
Conheça os projetos selecionados educador transformador
Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
Primeiro Lugar
Projeto: ‘CaluCast: Clássicos Literários na era Digital’
Professora: Débora Róssia Rodrigues Marques Mendes
Escola: Cepi Calumério Rodrigues Galvão (Campinaçu)
Resumo: Professora de Língua Portuguesa, Débora se inscreveu no prêmio com um projeto cujo objetivo é incentivar os alunos a se interessarem pela leitura dos grandes clássicos literários por meio de um podcast que já existia na escola. Segundo ela, o uso dos canais digitais só foi possível graças aos investimentos do Governo de Goiás em tecnologia como, por exemplo, os laboratórios móveis usados em sala de aula.
Segundo lugar
Projeto: ‘Explorando a Matemática no Roblox’
Professor: Jhonatan da Silva Costa
Escola: C. E. Olavo Bilac (Águas Lindas de Goiás)
Resumo: Matblox é um jogo 100% virtual que foi desenvolvido com a ajuda dos alunos da turma do 7º ano. O jogo auxiliou no processo de ensino-aprendizagem da Matemática em sala de aula.
Terceiro lugar
Projeto: ‘Eu Aprendo, mas Também Ensino: A Reflexão e Reelaboração de Metodologias Ativas por Alunos Como Formação Continuada Para Professores
Professor: Atos Edwin Pereira da Silva Lucas
Escola: Cepi Alzira Alves de Queiroz (Aparecida de Goiânia)
Resumo: Desenvolvido no terceiro bimestre de 2023, o projeto buscou incentivar o protagonismo dos alunos do 9º ano ao propor debates e reflexões acerca das práticas de ensino e a forma como ele gostariam de aprender. De acordo com o professor, o resultado foi uma maior proficiência em várias disciplinas, incluindo Língua Portuguesa, disciplina que o professor Atos leciona.
Categoria Ensino Médio Regular
Primeiro lugar
Projeto: ‘As Faces do Crime’
Professora: Ludmilla Rayanne Santos de Sousa
Escola: Cepi Gomes de Souza Ramos (Anápolis)
Resumo: O projeto foi proposto dentro da eletiva Projeto de Vida e foi direcionado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio com interesse em seguir carreira na área de Investigação Criminal. Conforme a professora, a partir das tarefas investigativas, os estudantes puderam compreender mais profundamente alguns processos científicos relacionados às disciplinas de Química, Física e Biologia. “Foram apresentados diversos casos reais aos alunos e, a partir dos conceitos ensinados, eles deveriam propor soluções para cada um deles”, explicou ela.
Segundo lugar
Projeto: ‘Solte o Cabelo, Prenda o Preconceito!
Professora: Samantha Isaura Magalhães Machado Araújo
Escola: C. E. Jandira Ponciano dos Passos (Jussara)
Resumo: O projeto da professora Samantha Isaura incluiu uma série de ações que teve como foco o empoderamento étcnico-racial de forma a elevar a autoestima e a autoaceitação dos estudantes negros. O trabalho envolveu toda a comunidade escolar e extrapolou os muros do colégio, sendo uma das experiências pedagógicas em destaque no Seminário Equidade Racial na Educação – Desafios e Oportunidades na Gestão Escolar, realizado em Goiânia em janeiro de 2024 pela Seduc Goiás em parceria com o Instituto Unibanco (IU).
Sobre o prêmio
O prêmio Educador Transformador é promovido pela Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae nacional. A iniciativa se propõe a reconhecer e estimular práticas educacionais inovadoras que envolvam os estudantes na solução dos problemas da sociedade.
Até a premiação final, os projetos são avaliados em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. Na etapa Estadual, os trabalhos selecionados em primeiro lugar seguem para a próxima fase, que é a Regional.