PUBLICIDADE

Professores da rede estadual de ensino são destaque no prêmio Educador Transformador 2024

Cinco professores da rede estadual de ensino de Goiás foram selecionados na etapa Estadual do prêmio Educador Transformador 2024. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20/03). Na categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais), o primeiro lugar ficou com o projeto ‘CaluCast: Clássicos Literários na era Digital’, idealizado pela professora Débora Róssia Rodrigues Marques Mendes, que leciona Língua Portuguesa no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Calumério Rodrigues Galvão, em Campinaçu. 

PUBLICIDADE

O segundo lugar foi garantido pelo projeto ‘Explorando a Matemática no Roblox’, desenvolvido pelo professor Jhonatan da Silva Costa, do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Águas Lindas de Goiás. Já o projeto ‘Eu Aprendo, mas Também Ensino: A Reflexão e Reelaboração de Metodologias Ativas por Alunos Como Formação Continuada Para Professores’ garantiu o terceiro lugar para o professor Atos Edwin Pereira da Silva Lucas, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Alzira Alves de Queiroz, de Aparecida de Goiânia.

Ensino Médio

Na categoria Ensino Médio Regular, o projeto ‘As Faces do Crime’, apresentado pela professora Ludmilla Rayanne Santos de Sousa, do Cepi Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, conquistou o primeiro lugar.

PUBLICIDADE

Na mesma categoria, o projeto ‘Solte o Cabelo, Prenda o Preconceito!, da professora Samantha Isaura Magalhães Machado Araújo, do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, de Jussara, foi indicado ao segundo lugar.

O Estado de Goiás também foi destaque na Categoria Educação Profissional, sendo agraciado com o primeiro lugar com o projeto ‘Adotando um Micro-organismo: Uma Interação com a Tecnologia’, apresentado pelo professor Bruno Rogério Ferreira, professor do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec).

Leia Também
PUBLICIDADE

Conheça os projetos selecionados educador transformador

Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Primeiro Lugar

Projeto: ‘CaluCast: Clássicos Literários na era Digital’

Professora: Débora Róssia Rodrigues Marques Mendes 

Escola: Cepi Calumério Rodrigues Galvão (Campinaçu) 

Resumo: Professora de Língua Portuguesa, Débora se inscreveu no prêmio com um projeto cujo objetivo é incentivar os alunos a se interessarem pela leitura dos grandes clássicos literários por meio de um podcast que já existia na escola. Segundo ela, o uso dos canais digitais só foi possível graças aos investimentos do Governo de Goiás em tecnologia como, por exemplo, os laboratórios móveis usados em sala de aula.

Segundo lugar

Projeto: ‘Explorando a Matemática no Roblox’

Professor: Jhonatan da Silva Costa

Escola: C. E. Olavo Bilac (Águas Lindas de Goiás)

Resumo: Matblox é um jogo 100% virtual que foi desenvolvido com a ajuda dos alunos da turma do 7º ano. O jogo auxiliou no processo de ensino-aprendizagem da Matemática em sala de aula.

Terceiro lugar

Projeto: ‘Eu Aprendo, mas Também Ensino: A Reflexão e Reelaboração de Metodologias Ativas por Alunos Como Formação Continuada Para Professores

Professor: Atos Edwin Pereira da Silva Lucas

Escola: Cepi Alzira Alves de Queiroz (Aparecida de Goiânia)

Resumo: Desenvolvido no terceiro bimestre de 2023, o projeto buscou incentivar o protagonismo dos alunos do 9º ano ao propor debates e reflexões acerca das práticas de ensino e a forma como ele gostariam de aprender. De acordo com o professor, o resultado foi uma maior proficiência em várias disciplinas, incluindo Língua Portuguesa, disciplina que o professor Atos leciona. 

Categoria Ensino Médio Regular

Primeiro lugar

Projeto: ‘As Faces do Crime’

Professora: Ludmilla Rayanne Santos de Sousa

Escola:  Cepi Gomes de Souza Ramos (Anápolis)

Resumo: O projeto foi proposto dentro da eletiva Projeto de Vida e foi direcionado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio com interesse em seguir carreira na área de Investigação Criminal. Conforme a professora, a partir das tarefas investigativas, os estudantes puderam compreender mais profundamente alguns processos científicos relacionados às disciplinas de Química, Física e Biologia. “Foram apresentados diversos casos reais aos alunos e, a partir dos conceitos ensinados, eles deveriam propor soluções para cada um deles”, explicou ela.

Segundo lugar

Projeto: ‘Solte o Cabelo, Prenda o Preconceito!

Professora: Samantha Isaura Magalhães Machado Araújo

Escola: C. E. Jandira Ponciano dos Passos (Jussara)

Resumo: O projeto da professora Samantha Isaura incluiu uma série de ações que teve como foco o empoderamento étcnico-racial de forma a elevar a autoestima e a autoaceitação dos estudantes negros. O trabalho envolveu toda a comunidade escolar e extrapolou os muros do colégio, sendo uma das experiências pedagógicas em destaque no Seminário Equidade Racial na Educação – Desafios e Oportunidades na Gestão Escolar, realizado em Goiânia em janeiro de 2024 pela Seduc Goiás em parceria com o Instituto Unibanco (IU). 

Sobre o prêmio

O prêmio Educador Transformador é promovido pela Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae nacional. A iniciativa se propõe a reconhecer e estimular práticas educacionais inovadoras que envolvam os estudantes na solução dos problemas da sociedade.

Até a premiação final, os projetos são avaliados em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. Na etapa Estadual, os trabalhos selecionados em primeiro lugar seguem para a próxima fase, que é a Regional. 

Categorias: Educação
Redação - Altair Tavares: