Levando em conta a pandemia do novo coronavírus, algumas escolas ventilam a possibilidade de antecipação nas férias escolares mas isso não será possível. Neste momento, as instituições de ensino que adotarem medidas semelhantes serão notificadas pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás (CEE-GO). Uma nota explicativa foi publicada nesta última sexta-feira (25/04) e estabelece algumas normativas para as escolas. Algumas escolas que manifestaram a ideia em antecipar as férias para maio já foram notificadas. O documento publicado pela CEE mostra que o Colégio Simbios, Prepara Enem, Colégio WR, Téo Educacional, Agora Médio, Atrio Educação, Córtex Empreendimentos Educacionais e Colégio WRJ foram citados no documento.
A manutenção do calendário escolar da maneira como foi planejado ainda segue seu curso, de acordo com o Conselho. No texto, o CEE entende que “a coexistência de diversos calendários escolares, com períodos de férias diferentes, prejudicaria a dinâmica de vida de professores que, em geral, trabalham em mais de uma escola, e também as famílias com filhos estudando em unidades de ensino diferentes”, o que inviabilizaria dar autonomia para cada unidade escolar estabelecer ou antecipar neste momento o período de férias.
O Conselho vai além e diz que neste momento de pandemia é necessário que os estudantes mantenham-se ativos e continuem aprendendo. “A manutenção do direito à educação que poderá ficar comprometida com a suspensão por prazo ignorado das aulas”, salienta.
O texto ainda alerta para o risco do abandono escolar, principalmente entre os adolescentes. Até que se tenha uma normativa diferente, se é que haverá, as escolas não devem tomar medidas no sentido de antecipação das férias.