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Alunos da escola Maple Bear Goiânia representam Goiás em torneio de Robótica

A equipe goiana segue com toda rotina de preparação visando a competição internacional no próximo ano. (Foto: Divulgação / Escola Maple Bear Goiânia)

A equipe de robótica da Escola Canadense Maple Bear Goiânia foi a única do estado classificada para a etapa nacional do FIRA Brasil que irá representar Goiás na principal competição de robótica do país. O torneio é filiado à FIRA RoboWorld Cup, conhecida como “a Copa do Mundo da robótica”.

A competição será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro no Espaço Black Swan, em São Luís, no Maranhão, e a terceira e última fase do torneio de robótica será disputada em Dubai, em 2022. A equipe goiana segue com toda rotina de preparação visando a competição internacional no próximo ano.

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Goiás será representado pela equipe S.T.A.R.T, grupo que reúne estudantes com idades até 14 anos. Para conquistarem a vaga na etapa nacional do torneio de robótica, os alunos se destacaram na execução de duas missões: Na modalidade “Desafio Impossível” eles programaram um robô que, no menor tempo possível, atendeu a comandos para virar à esquerda e à direita, marcou gols, detectou um peso e ainda conseguiu colocá-lo sobre uma plataforma. O bom desempenho das equipes trouxe aos alunos a nota máxima na categoria.

A segunda missão foi na modalidade “Cabo de Guerra”. Os jovens competidores foram convidados a programar robôs capazes de deslocar pesos de um ponto a outro. Eles conseguiram mover um peso de 7 kg e outro de 5 kg na distância estipulada pela organização do evento em apenas 4 segundos. No FIRA Brasil, há robôs LEGO, mas também humanóides que correm, jogam futebol e realizam atividades similares. Os alunos da Maple Bear Goiânia programaram robôs LEGO.

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O técnico e professor das duas equipes, Flamarion Moreira, disse que a participação dos alunos no FIRA Brasil é positiva por motivos que vão muito além do título de campeões. De acordo com o professor, para realizar os desafios propostos, eles precisam desenvolver habilidades de concentração, planejamento, trabalho em equipe, gestão emocional, além da superação dos próprios limites.

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“O principal é que eles aprendem a sonhar, a desejar algo e a buscar formas de conquistar. Isso vale mais que qualquer premiação. O estímulo envolve o senso crítico, o processo criativo, as intervenções na criação de outros panoramas, o que acaba por incentivar todos os alunos da instituição ”, destaca o professor.

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Robótica na escola

A robótica educacional é uma metodologia ativa que utiliza a tecnologia no processo de aprendizagem. É um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento do aluno em sua jornada escolar. Segundo a diretora da unidade Maple Bear Marista III, Sabrina Oliveira, as crianças são estimuladas a desenvolver pensamento computacional já no final da Educação Infantil e no Ensino Fundamental II eles começam a participar de aulas semanais em que aprendem a construir e a programar robôs.

“A Maple Bear Goiânia tem a intenção de inserir uma terceira língua na instituição, que é a linguagem tecnológica. Queremos que alunos e professores desenvolvam uma linguagem que traga a naturalidade do uso da tecnologia do dia-a-dia. Incorporar isso às nossas práticas vai tornar natural falar, fazer e pensar tecnologia na nossa escola”, declara ela.

Além da programação em si, os alunos da instituição são estimulados ampla e rotineiramente a resolver problemas complexos, a integrar conhecimentos interdisciplinares, a serem criativos, praticarem a liderança e, ainda, a expandirem o interesse por temas ligados à ciência e à inovação.

De acordo com Sabrina, os estudantes são motivados a desenvolver o conjunto de capacidades que o Fórum Mundial entende como “as habilidades do século XXI”, se tornando, assim, cada vez mais preparados para um futuro que ultrapassa a busca de vagas no mercado de trabalho.

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Categorias: Educação Goiás
Leonardo Calazenço: