Manoel Xavier, presidente do Detran-GO. (Foto: Altair Tavares)
Presidente do Detran-Go, Manoel Xavier
ANÚNCIO

Quem adquirir veículo zero quilômetro em Goiânia terá o veículo emplacado dentro da concessionária em até 24 horas. Caso a compra seja finalizada até às 10h da manhã, o serviço será realizado no mesmo dia. A medida, que começou a vigorar neste mês de novembro, é resultado da rodada de reuniões que o Detran-GO vem realizando com parceiros e permissionários com o objetivo de simplificar os procedimentos de veículos e habilitação, visando facilitar o acesso do cidadão aos serviços e melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, a meta é desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis, elevando a qualidade do atendimento ao público. “Precisamos de sintonia para que possamos atender à demanda da sociedade. Assim, estamos estabelecendo uma rotina de diálogos constantes com os parceiros”, explica o presidente.

As mudanças estão sendo comunicadas aos representantes das categorias em nova rodada de encontros técnicos, que se iniciou nesta quarta-feira (16), com representantes do Sindicato dos Despachantes (15h) e da Associação dos Centros de Formação de Condutores (16h30). Os parceiros apresentaram 78 sugestões. Dessas, 47 foram adotadas, 16 estão em andamento e 15 não poderão ser implantadas por estarem em desconformidade com a legislação.

ANÚNCIO


A iniciativa integra um pacote estratégico de medidas de democratização que vem sendo implantado pela autarquia e vai propiciar economia de tempo e dinheiro ao usuário, como a dispensa de sinal público para documentos com firma reconhecida no interior, desde que o cartório que fez o reconhecimento tenha tecnologia para possibilitar a verificação pela internet.

Dentre as mudanças, algumas vão contribuir para reduzir em até sete dias o tempo de resoluções de críticas em processos de CNH e veículos, especialmente no interior do Estado. “Com o treinamento para servidores e disponibilização de senhas para a realização de serviços complexos também nas Ciretrans, os usuários terão a maioria das pendências resolvidas na cidade em que moram”, explica o presidente.

Mais de quatro mil permissionários, entre CFCs, despachantes, empresas de placas, médicos e psicólogos, estão envolvidos na prestação de serviços do Detran.

Principais medidas

Ação Resultado esperado
Biometria em todas as etapas do processo de habilitação. Redução de fraudes e melhor qualificação dos condutores, contribuindo para redução de acidentes de trânsito.
Vistoria/Fiscalização contínua na infraestrutura e veículos dos CFCs. Melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Capacitação contínua dos psicólogos e médicos credenciados. Os últimos deverão ter título de especialista em medicina do tráfego. Melhor atendimento ao usuário e maior segurança no trânsito.
Disponibilização de coleta biométrica especial nas Ciretrans e nos Vapt Vupts. Permitir ao usuário resolver problemas em sua própria região.
Implantar cronograma permanente de curso de atualização para instrutores e examinadores. Melhoria na formação do condutor e elevação dos índices de aprovação de candidatos.
Implantar espaço empresarial para atender credenciados. Agilidade nos atendimento de credenciados e maior fluidez nos serviços destinados à pessoa física.
Mapeamento dos processos de obtenção da CNH. Resolver gargalos que possam impedir a agilidade nos processos.
Disponibilização de pessoal com senha para liberação de veículos apreendidos em todos os pátios geridos pelo Detran-GO. Acelerar a liberação dos veículos gerando economia de tempo e dinheiro para o usuário.
Capacitação e disponibilização de senhas para que servidores de Ciretrans possam resolver problemas complexos sem precisar de recorrer à sede. Redução em até sete dias no tempo de espera de soluções de críticas de alta complexidade no interior do estado.

 

Comentários

comentarios

ANÚNCIO

Qual a sua opinião sobre a notícia? Quer comunicar correções?