ANÚNCIO

Usuários da internet devem ficar atentos ao solicitar boletos para pagamentos. Um site se passando endereço do Detran-GO tem causado prejuízos aos usuários ao gerar o documento falso. Quando o proprietário de veículo paga, o dinheiro vai para uma conta de uma outra instituição financeira e os débitos permanecem em aberto, visto que não há nenhuma ligação com a autarquia.

O delegado que investiga o caso, Isaias Pinheiro, afirmou, ao G1 Goiás, que “é um esquema grande. Tem esse site que estava funcionando e o Detran bloqueou, mas já foi criado outros e outros, e isso é uma briga inglória, mas vamos conseguir chegar a essa quadrilha”.
O Detran-GO está acionando a Polícia Civil para que o caso possa ser apurado e os responsáveis pela fraude sejam punidos.  Apesar da divulgação do alerta, há motoristas que ainda estão caindo no golpe do site falso, segundo relatou. É o caso do motociclista Raphael Werner.
Inicialmente, foi verificado que o domínio www.detranweb.com, que não pertence ao Detran-GO e cujo IP é de fora do Brasil, estava gerando boletos falsos. A Gerência de Tecnologia da Informação bloqueou a página, mas alerta que ela poderá ser reativada se os falsários mudarem o IP novamente. Por isso, os usuários que optarem por gerar boletos pela internet devem utilizar apenas o endereço do Detran-GO na rede, que é www.detran.go.gov.br. A autarquia não se responsabiliza por boletos ou documentos gerados em qualquer outro domínio.

O golpe do ipva

Levantamento inicial mostra que ao pesquisar “Detran-GO, IPVA ou Licenciamento” no Google, as URLs que aparecem no topo da lista são de falsários. Isso se dá porque essas páginas são anunciadas, ou sejam, pagam para ir para o topo das pesquisas. Ao acessar, as páginas é feita uma simulação como se fosse no site do Detran-GO e gerado um boleto que só tem como diferença o código de barra e o banco.
O Detran-GO só utiliza dois tipos de documentos de cobrança: o Documento Único de Cobrança (DUA) e o Boleto, que é entregue na residência do proprietário ou pode ser retirado em uma unidade Vapt Vupt e no site do Detran No caso do boleto, aparece a logomarca e o número da Caixa Econômica Federal. Todos os boletos referentes a serviços ou taxas do Detran-GO que estiverem ligados a out

ANÚNCIO


Comentários

comentarios

ANÚNCIO

Qual a sua opinião sobre a notícia? Quer comunicar correções?