Goiás pode entrar na lista dos estados que estão tendo surtos da variante do vírus da gripe Influenza A, H3N2. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) nove casos suspeitos estão sendo monitorados no estado.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim disse, em entrevista a TV Anhanguera, que o vírus já está circulando em Goiás. Na última quarta-feira (15) foi confirmada a primeira morte pelo vírus na Bahia.
De acordo com a SES, devido aos ataques hackers que o sistema do Ministério da Saúde sofreu nos últimos dias, prejudicou o acesso a dados sobre a influenza A em todo estado.
Em 2021, segundo a SES, 2,4 milhões de doses da vacina contra a Influenza A foram aplicadas em Goiás, 73% a mais do previsto. Flúvia Amorim ainda alerta a população que não se vacinou contra a gripe. De acordo com ela, o correto é a população se vacinar até a chegada de novas doses que estão previstas para o início de 2022.
Amorim ressalta a importância de todas as medias de prevenção, tais como usar máscara, higienizar sempre as mãos e evitar aglomerações em locais fechados, pois isso facilita a proliferação tanto da influenza quanto da Covid-19.
Leia Também
Flúvia chama atenção quanto aos sintomas. Tanto da gripe quanto Covid-19 são bem parecidos, na dúvida, segundo ela há testes disponíveis onde a pessoa pode fazer para saber o real diagnóstico, se é influenza ou Covid.
Portanto, de acordo com Flúvia, é importante a população buscar uma orientação médica mediante aos sintomas, como tosse e coriza. E se necessário, buscar ainda o teste de contágio.
Leia também: