Destaques • atualizado em 30/05/2023 às 03:29

Teste: prefeitura de Goiânia vai implantar faixa reversa na Avenida Castelo

A partir da próxima terça-feira (9), a Prefeitura de Goiânia inaugura uma série de ações previstas na campanha Maio Amarelo, e o primeiro teste será a implantação da faixa reversa das 17h às 19h, ou seja, horários de maior fluxo, na Avenida Castelo Branco, entre a Praça Walter Santos e Rua Jaraguá.

“Essa é uma das ações que instituímos para melhorar o trânsito e levar maior qualidade de vida para nossa população”, informa o secretário municipal de Mobilidade, Vinícius Henrique Alves, ao frisar que o volume de carros aumenta no sentido bairro-centro, no início da manhã, e inverte no final da tarde.

Os estudos para implementação dessa solução na grande Goiânia ocorrem ao longo dos últimos 20 dias com técnicos da SMM, com simulação do projeto piloto da faixa reversa realizada no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes.

“Agora faremos um teste maior, com a ampla participação da população que passa pela região”, detalha o titular da SMM, ao pontuar que a pasta realiza uma série de estudos em diversas áreas, com foco na melhoria da qualidade de vida do goianiense.

“A faixa reversa é uma solução inteligente adotada mundo afora e em grandes centros urbanos no Brasil, dentre eles, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E agora será instituída em Goiânia como um instrumento que pode melhorar a mobilidade em pontos estratégicos da capital”, explica Vinícius Henrique Alves.

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A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências.

“Os estudos devem mostrar as melhorias ao condutor no horário de fluxo. É o conceito de entregar o cidadão próximo de seu destino, sendo que pode ganhar tempo no deslocamento. Isso se traduz em possibilidade de chegar mais cedo em seus compromissos e, em muitos casos, propiciar mais convivência com a família ou realização de outras atividades”, detalha Vinícius Henrique. Segundo ele, a pasta se debruça em mapear investimentos necessários para diminuir a sobrecarga em diversas vias da capital.

Outro ponto a ser observado, ao longo do estudo, é o impacto em vias alimentadoras, caso seja implantada faixa reversa exclusiva que possibilite a conversão de carros à esquerda. No caso em estudo, por exemplo, o condutor que utiliza a Rua Benjamin Constant, em Campinas, em direção à Região Sudoeste seria impactado de maneira positiva, ao acessar a castelo Branco.


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