O processo seletivo que busca talentos para cargos de comissionados na Prefeitura de Goiânia tem sido, na visão do secretário José Frederico Lyra Netto, um sucesso. Pelo menos, o titular do Escritório de Prioridades Estratégicas, responsável pelo programa Talentos Gyn. “A gente em dois dias recebeu a quantidade de inscrições que imaginamos que receberíamos em três semanas. Mostra abertura muito grande do público, mostra disposição em trabalhar na prefeitura. Mostra que as pessoas estão atrás de trabalho”, pontuou em entrevista concedida ao Diário de Goiás, portal parceiro do site Altair Tavares.
Ele ponderou que o programa tem encontrado pessoas qualificadas que de outra maneira não seriam atingidas, inclusive, servidores efetivos que já estão na Prefeitura de Goiânia. “A gente entendeu que foi um acerto abrir as posições comissionadas para que tanto os servidores da Prefeitura como pessoas de fora pudessem se candidatar. A gente tá recebendo depoimentos de pessoas que parecem ser muito qualificadas, que tem muita vontade e nós não conseguimos saber dessas pessoas se não fosse um processo aberto. Tá sendo muito bom e interessante.”
Para alcançar mais pessoas, a lingua inglesa deixou de ser um pré-requisito necessário. “A gente tinha o requisito de inglês para boa parte das vagas e a gente entendeu que isso era um preciosismo que não era necessário, mas que estava de alguma forma impedindo pessoas muito boas de se candidatarem”, destacou.
A medida pretende incluir ainda mais pessoas na competição para as vagas e promover uma disputa mais democrática. “Principalmente quando a gente olha para diversidade, como a diversidade racial. As vezes as pessoas não tiveram a oportunidade ao longo da vida de ter inglês, e do nosso lado, o que a gente percebeu que embora seja interessante o pessoal conseguir ler documento em inglês porque a gente tá antenado com as mais modernas técnicas de gestão no mundo o que a gente vê é que é fácil traduzir e que a gente estava colocando um requisito que não fazia tanto sentido”, explicou. Apenas alguns cargos mantém a preferência mas não o requisito. “Colocamos como desejável pois são funções que vão lidar bastante com estudos internacionais e neste caso, seria importante”, pontua.
O Talentos Gyn
Leia Também
As inscrições para o concurso começam já na terça, no site da prefeitura. A seleção ocorrerá em formato piloto no Escritório de Prioridades, podendo depois ser expandida. Sâo 16 vagas disponíveis neste processo seletivo experimental.
O Talentos Gyn é fruto de uma parceria com o Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, um grupo de atuação que reúne a a Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org.
Clique e veja vagas disponíveis