O presidente eleito formalizou, nessa sexta-feira (23), o convite para que a deputada eleita assumisse a pasta
Depois de mais de 20 nomes serem anunciados para seus futuros ministérios, algumas articulações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuam incertas. Primeiro por que há a expectativa de dar algum ministério grande a senadora Simone Tebet (MDB), que apoiou o petista no segundo turno e também ministérios ao Centrão. Apesar disso, não sobraram muitas pastas relevantes. O ministério do Meio Ambiente, que estava sendo sondado por Tebet, deve mesmo ficar com a deputada eleita Marina Silva (Rede).
Isso por que Lula teria sinalizado a pessoas próximas, segundo a Folha de S.Paulo, que indicará Marina para chefiar o Ministério do Meio Ambiente após ver frustrada a tentativa de fazer uma dobradinha entre a aliada e Simone Tebet. O petista chegou a conversar com as duas nesta sexta-feira (23). A ideia inicial era para Marina aceitasse o cargo de autoridade climática do governo e Tebet, o ministério, mas a deputada teria resistido e dito a Lula a pasta deveria ser ocupada por um perfil técnico, não político.
Nãos e sabe ao certo, mas Simone Tebet teria aceitado e entendido de bom grado, respeitando a intervenção de Marina Silva. A deputada do Rede ainda deixou claro que gostaria de ocupar o ministério. Agora, porém, o futuro de Tebet no governo de Lula é incerto, mas ainda há possibilidades de a senadora receber o ministério do Turismo ou até o de Cidades.
Leia Também
Leia mais sobre: Lula / Marina Silva / Simone Tebet / Destaques / Política