Mais de 40% dos beneficiários previstos para o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2021 não fizeram o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.
O levantamento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), após 60 dias da retomada do serviço, suspenso em março de 2020 devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
A GoiasPrev elaborou um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado, de forma a regularizar os cadastros até janeiro de 2022. Segundo a Gerência de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da Goiasprev, 7.623 beneficiários, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho, deveriam ter recadastrado até 31 de agosto de 2021.
No entanto, apenas 4.561 compareceram para a atualização cadastral e 3.062 (40,16%) deixaram de agendar ou comparecer para atualizar seus dados nos postos de atendimento na capital e nos municípios goianos.
Previsto na Lei Complementar nº 161/20, o recadastramento anual obrigatório foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (por exemplo, óbitos não identificados e fraudes). A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
Leia Também
De acordo com o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente-coronel José Lemos da Silva Filho, a partir deste ano o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos.
Gilvan ressalta ainda a importância de os segurados da previdência estadual ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev (www.goiasprev.go.gov.br) e divulgado semanalmente em todos os canais de comunicação da instituição, considerando que a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.
Goiasprev: atendimento somente por videoconferência
Essa modalidade será exclusiva para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país.
O agendamento será realizado após o envio da documentação exigida para o e-mail recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br, o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.
Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos três meses com o CEP.
•Se pensionista, certidão de casamento/nascimento atualizada com data dos últimos três meses.
Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros permanece a opção do kit de recadastramento no site www.goiasprev.go.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido e enviado pelos Correios.