A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou, que Goiânia recebeu um lote de imunizantes que foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o órgão federal, alguns lotes da vacina CoronaVac estão fora do padrão aprovado porque foram envasados por uma fábrica não verificada.
Por meio de nota, a pasta também informou que, a capital foi notificada. Segundo o com o comunicado, a SES segue orientação do Ministério da Saúde (MS) e os lotes suspensos permanecerão armazenados até avaliação da Anvisa e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
No último sábado (4), a Anvisa determinou a interdição cautelar de alguns lotes da vacina Coronavac, proibindo a distribuição e o uso, por eles terem sido envasadas em planta não aprovada na Autorização de Uso Emergencial (AUE). A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a Anvisa, são mais de 12 milhões de doses que foram suspensas e não podem ser aplicadas.
Em nota divulgada pelo Instituto Butantan, disse que a medida da Anvisa não deve causar alarmismo, e que o próprio instituto alertou a agência por extrema precaução. O Butantan declarou ainda que convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac, na China.
Leia Também
Ainda de acordo com o Instituto Butantan, outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, e que somam 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.