Os prefeitos eleitos já tem um número para conversar com o governo de Goiás: R$200 milhões de reais. O valor foi citado pelo governador Marconi Perillo quando fazia o balanço das eleições 2016 e citava as audiências que já programou com os prefeitos eleitos. O valor será negociado entre o governo e os municípios com coordenação do secretário de governo, Tayrone di Martino.
“Estamos abertos para todos os que quiserem ter uma boa relação com o governo e realizar parceiras. Esses convênios serão apenas para obras. Não incluem as obras que o Governo vai realizar no estado inteiro por conta própria e as outras parcerias, como nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, que envolvem recursos vinculados”, afirmou Perillo, em entrevista coletiva.
Marconi disse que os projetos de convênio entre Governo do Estado e prefeituras serão coordenados pelo secretário de Governo, Tayrone Di Martino, e começam a ser discutidos de imediato. “A partir dessa semana, começo a me reunir todos os prefeitos eleitos. Estaremos abertos a todos aqueles que quiserem discutir projetos e firmar parcerias”, diz.
Agenda
A agenda de encontro do governador com prefeitos eleitos tem início nesta semana, com jantar para os 99 prefeitos eleitos do PSDB (77) e PP (22). “No decorrer dessa semana provavelmente recebo os demais em audiência ou almoço. Ainda vou receber neste ano os prefeitos das cem maiores cidades de Goiás para discutirmos medidas de interesse para Goiás”, afirmou.
Leia Também
Marconi destacou que terá reuniões individuais com todos os prefeitos dos 246 municípios do Estado até fevereiro de 2017. “Já agendei 60 para novembro e 40 para dezembro. Os outros 146 serão recebidos em janeiro e fevereiro. Mas faço questão de recebê-los individualmente todos eles para conversar sobre projetos, parcerias e medidas que pretendem adotar para tomar os seus planos de governo”, disse.
Conselho Fiscal
Ainda sobre questões administrativas, revelou que a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, vai continuar contribuindo com o governo do Estado. Na última semana, Ana Carla aceitou o convite do prefeito eleito de São Paulo, João Dória, para ocupar a presidência do Conselho de Gestão Fiscal do Estado. “Eu a convidei para continuar aqui também como membro do nosso Conselho de Gestão Fiscal. Ela vai continuar contribuindo conosco”, disse.
O governador afirmou que participou de todas as conversas da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, com o prefeito eleito João Dória. “Ele queria muito que ela fosse secretária da Fazenda da Prefeitura de São Paulo. Mas ela, por razões pessoais, acabou não aceitando embora quisesse muito ter mais essa experiência profissional”, disse.