De acordo com a Dataprev, mais de 2,7 milhões de brasileiros poderão receber algum valor
Mais de 2,7 milhões de trabalhadores poderão receber o benefício do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), relativo ao ano-base de 2021. A informação foi confirmada nesta semana, após um novo processamento do abono salarial pela Dataprev. A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital atualizado.
Os brasileiros que trabalharam no período vigente, poderão consultar os novos valores a partir de 5 de abril e os pagamento ocorrerão entre os meses de abril e julho, conforme calendário disponível. Além disso, o valor do abono poderá ser de R$ 108,50 até R$ 1.302. Para quem normalmente já recebia entre fevereiro ou março, o abono disponibilizado a partir de 17 de abril.
Direito ao abono
Vale lembrar que, quem tem direito ao PIS/Pasep é o trabalhador que está cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; recebeu, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; exerceu atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração (no caso, 2021); e teve seus dados do ano-base 2021 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Leia Também
Leia mais sobre: Abono salarial do PIS / Dinheiro / PIS/PASEP / Destaques / Economia