O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Romário Policarpo (Patriota) apresentou, na manhã desta terça-feira (9) projeto de lei que visa mudar o nome do Parque Mutirama para Parque Iris Rezende Machado, como forma de homenagear o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia que morreu na madrugada desta terça-feira (9) em São Paulo.
Em sua justificativa, Romário disse que o parque “era a obra que Iris mais o orgulhava e emocionava”. O Parque Mutirama foi o primeiro equipamento público, gratuito, destinado ao lazer da população de Goiânia. ”O parque foi e ainda é a principal opção de entretenimento para as crianças e famílias mais simples da capital”, argumenta o vereador.
Portanto, Iris Rezende não conseguiu inaugurar o Parque Mutirama quando a obra ficou pronta. Em entrevistas passadas, o ex-prefeito se lembrou que foi impedido pela Ditadura Militar de entregar o Mutirama aos goianienses.
A construção do Parque Mutirama foi feita nos anos de 1960 na primeira gestão de Iris Rezende com inspiração em parques públicos de outras capitais brasileiras e do mundo.
Décadas depois, foi Iris Rezende que reabriu o parque. No ano de 2019, em sua quarta gestão como prefeito de Goiânia, o Mutirama foi revitalizado e reaberto ao público.
Leia Também
Leia também:
- Prefeito de Goiânia decreta luto oficial de sete dias e ponto facultativo nesta terça (9)
- Morte de Iris Rezende: histórico de internação e a luta pela vida
Leia mais sobre: Iris Rezende / Parque Mutirama / Destaques / Goiânia