Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil (PC) cumpriu 13 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão contra duas organizações criminosas onde os suspeitos aplicavam o golpe do Novo Número. Além das medidas cautelares os suspeitos tiveram suas contas bancárias bloqueadas pela justiça.
Os mandados foram cumpridos em Goiânia, Rondônia e Bahia. 50 policiais civis participaram da Operação, que contou com o apoio da Gerência de Operações de Inteligência da Polícia Civil – GOI/PC, DRACO, DERCR, DECAR, DIH, DECON, GARRA/DEIC, GAB/DEIC e da Polícia Civil de Rondônia e da Bahia.
Golpe do Novo Número
Por meio do WhatsApp, o golpe di Novo Número é aplicado por criminosos que não precisam nem clonar o celular da vítima, mas o prejuízo pode acontecer mesmo assim.
Primeiramente, o criminoso adiciona a foto de uma das vítimas ao perfil do aplicativo de mensagens e passa a abordar os seus contatos como se fosse ela, assim alegando que aquele é um novo número. Assim, as pessoas começam a enviar mensagens e a pedir algum valor alegando que está com algum problema em sua conta e que depois deposita o dinheiro para aquela pessoa.
O pedido de dinheiro muitas vezes vem acompanhado de um relato de uma suposta dificuldade de realizar uma transferência, do tipo ” mãe, transfere dinheiro para essa conta que eu estou devendo e no final do dia eu te devolvo.”
Leia Também
Portanto, fica o alerta.
Leia também: