PUBLICIDADE

Mortes por covid-19 com pessoas acima de 80 anos cai pela metade em Goiás

Governador disse que as pessoas devem reforçar os cuidados. Foto: Thyago Humberto/DG.

A população com idade igual ou superior a 80 anos teve uma redução de 50% nos óbitos em decorrência da covid-19 comparando o pico da pandemia no Brasil em 2020 com a chamada segunda onda agora em 2021.

De acordo com um levantamento feito pelo jornal O Popular, observando dados do Registro Civil, no ano passado 14,7% das mortes das vítimas do coronavírus eram de pessoas com essa idade de 80 anos para cima. Hoje, ante a segunda onda, o número caiu para metade –7% das vítimas.

PUBLICIDADE

Ainda não é possível apontar as causas desta redução das mortes, mas há suposições que podem ser confirmadas nos próximos dias. Ao jornal, a superintende de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, diz que não há tempo ainda para fazer alguma afirmação dos motivos que levaram à queda das mortes.

“Precisamos de mais tempo para afirmar com mais precisão”, afirma Flúvia.

PUBLICIDADE

A superintendente ressalta também que mesmo com a imunização nesse grupo de pessoas, ainda é preciso aguardar mais dias para que seja feita qualquer constatação sobre esses números de óbitos. Ela lembra ainda que essa população precisa receber a segunda dose e logo adiante poderá fazer algum levantamento mais preciso.

Leia Também

“Ainda é cedo para dize que é por conta da imunização. Acreditamos que conseguiremos ver um impacto positivo do efeito da vacinação neste grupo daqui cerca de 20 dias”, disse Flúvia ao Popular.

PUBLICIDADE

O levantamento do jornal vislumbrou também que na capital houve queda no número de óbitos, mas que também somente após mais alguns dias é que uma afirmação sobre esses números poderá ser feita. À reportagem, o superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Ternes, também concordou com a fala de Flúvia Amorin, que ainda é cedo para qualquer afirmação.

“Foi perceptível essa redução. Acho que o decreto surtiu efeito, e essas pessoas estão ficando mais em casa”, pontuou Yves.

Categorias: Destaques Saúde
Thyago Humberto: