O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), anunciou, em entrevista coletiva, que planeja a criação da taxa do lixo para todos os imóveis da capital. “Cada família, cada casa, cada prédio, cada apartamento vai pagar, ao pagar o seu imposto, uma pequena taxa do lixo para ajudar, viu, a manter esse serviço de primeira qualidade”, disse ele.
Iris fez a afirmação ao responder um questionamento sobre a polêmica recente quanto à exigência da prefeitura de Goiânia para que grandes geradores de lixo dêem destino ao produto gerado ou paguem à Comurg para fazer a coleta.
Veja:
Não é a primeira vez que a prefeitura de Goiânia tenta criar uma taxa do lixo para custear as despesas da Comurg. Ao final do governo de Nion Albernaz, encerrado em 1999, foi feita a primeira tentativa de efetuar a cobrança. No entanto, a reação da comunidade foi intensa e a a administração não levou a ideia para frente.
Leia Também
Vereadores reagem contra taxa
Na Câmara de Goiânia, o assunto já entrou no debate entre os vereadores. “Nós seremos contra”, disse a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), se o projeto chegar para votação dos vereadores.
Já o vereador delegado Eduardo Prado fez um requerimento, com os vereadores Lucas Kitão e Jorge Kajuru, que pretendem que seja aprovado e enviado ao prefeito de Goiânia para que não seja criado a nova taxa do lixo.
“Eu estou estarrecido”, disse o vereador Eliaz Vaz (PSB), ao receber a informação da intenção do prefeito sobre a criação. “Essa casa não pode admitir mais uma taxa para o cidadão pagar”, disse ele.