Política • atualizado em 05/01/2023 às 13:41

Internautas pedem “Heleno na cadeia” depois de fake news bolsonarista; entenda

Em meio a polêmicas e diante da ausência do ex-presidente, fake news diz que General Heleno estaria comandando o país, e que a posse de Lula teria sido uma farsa. (Foto: reprodução)
Em meio a polêmicas e diante da ausência do ex-presidente, fake news diz que General Heleno estaria comandando o país, e que a posse de Lula teria sido uma farsa. (Foto: reprodução)

General bolsonarista foi Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante os 4 anos do último governo

Milhares de pessoas tem compartilhado, desde terça-feira (3), a frase “Heleno na cadeia” levando o Twitter a reconhecer o assunto como um dos mais comentados da semana na redes social. Heleno no caso, é em referência ao chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dos 4 anos de governo Bolsonaro, o general Augusto Heleno, de 75 anos, e o pedido de sua prisão é por uma polêmica envolvendo bolsonaristas desde que Jair Bolsonaro deixou do país.

Tudo começou quando alguns dos apoiadores mais fanáticos de Bolsonaro começaram a divulgar um vídeo de um bolsonarista que afirmou que, durante da ausência do ex-presidente, quem estaria comandando o país é o general Heleno, e que a posse de Lula é uma farsa. No vídeo, um homem chega a dizer que Heleno estaria despachando diretamente do Palácio da Alvorada. Veja o vídeo:

Após isso, vieram, então, os pedidos de “Heleno na cadeia” somado a alguns fatos. Dentre eles o de atos terroristas, já que consta a denúncia de uma reportagem exclusiva da Revista e site Fórum feita por um servidor da Polícia Federal lotado no gabinete da presidência que afirmou que o GSI, comandando à época por Heleno, estaria por trás dos atos terroristas promovidos em Brasília.

Leia Também

Outro fato que envolve o nome de Heleno é o possível envolvimento nas portas trancadas do Palácio do Planalto antes do ex-presidente ir para os Estados Unidos. Conforme apurou a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, no último sábado (31), um dia antes da cerimônia de posse de Lula, a equipe do presidente eleito esteve no Palácio do Planalto para inspeção e varredura, quando encontraram as portas todas trancadas e as chaves sumido.

A equipe do petista precisou recorrer a um chaveiro para acessar o local de trabalho do presidente da República, após ato nomeado pela jornalista como “hostil”. Com isso, e como o GSI é o único órgão do governo em que a transição não foi totalmente concluída, especula-se que tal ato tenha envolvimento de Heleno.

Confira alguma das menções a general Heleno na internet, que pedem sua prisão:

https://twitter.com/EterSec_/status/1610643199525003265

Leia mais sobre: / / / Destaques / Política

Recomendado Para Você