Destaques • atualizado em 24/11/2021 às 21:40

Índice de frequência de alunos na prova do Enem em Goiás foi um dos mais baixo do país, pontua secretária

As fraudes sob suspeita teriam ocorrido entre 2010 e 2019, segundo a investigação. (Foto: Divulgação)
As fraudes sob suspeita teriam ocorrido entre 2010 e 2019, segundo a investigação. (Foto: Divulgação)

No primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (21), o estado de Goiás teve um índice de frequência bem abaixo do esperado. De acordo com a secretária de Estado de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o índice de participação dos estudantes goianos foi de 68%, e o esperado pela Secretaria Estadual de Educação era 70%.

Por conta do baixo resultado na prova do Enem em Goiás, impactou também no bônus por resultados que será pago em dezembro para os professores. De acordo com Gavioli, esse bônus terá redução. Projeto este que foi aprovado em segunda votação na Alego nesta terça-feira (23) e será encaminhado para sançao do governador Ronaldo Caiado.

Mas Fátima Gavioli afirmou, conforme reportagem do jornal O Popular desta quarta-feira (24), que será encaminhado uma alteração na lei para que o bônus seja reduzido.

A secretária explica que se o bônus é por produtividade, a Seduc esperava uma maior frequência dos alunos na prova do Enem, mas não foi o que aconteceu. ”Teve ausência muito alta, gravíssima”, afirma Gavioli.

Ainda conforme O Popular, no projeto de lei que foi envaido a Alego, não constavam metas no Enem para a aplicação do bônus. Somente metas para o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e da Educação Básica (Saeb).

Leia Também

De acordo com a proposta enviada, o bônus tem como objetivo estimular o retorno integral das aulas presenciais.

Em nota, a Seduc dissse que o pagamento do bônus estará atrelado além do trabalho já desenvolvido, a metas pactuadas pelas unidades escolares com a Seduc em quesitos importantes para o acesso, e permanência dos alunos da rede estadual.

Ao O Popular, Gavioli disse que a redução do bônus foi pactuado com as unidades escolares em encontro e gestores e que não vê problemas nisso, já que o benefício está atrelado a metas e sendo que uma delas não foi alcançada.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / / Destaques / Educação / Goiânia

Recomendado Para Você